8 livros para quem quer ser escritor
A arte de escrever deve ser aprimorada constantemente por quem quer seguir essa carreira
Além da criatividade, escritores famosos costumam ter diversas técnicas e estratégias para alcançar um bom texto. Cada um com suas características, autores como Stephen King e Gay Talese exploram as palavras, as construções e as ideias por meio de muitos conhecimentos que adquiriram em suas trajetórias.
Portanto, entrar em contato com as reflexões desses e de outros escritores sobre o processo de criação de suas obras pode ser extremamente enriquecedor para quem sonha em se tornar um. Por isso, separamos oito livros com dicas, experiências e técnicas ideais para você explorar esse universo. Confira:
Sobre a Escrita, de Stephen King
Foi eleito um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos pela Time Magazine. É uma mistura da vida pessoal e da trajetória do autor com uma verdadeira aula sobre o ato de escrever.
King conta sobre sua infância, o começo da carreira literária, o alcoolismo, o grave acidente que sofreu e como a literatura contribuiu para sua recuperação. Ao mesmo tempo, ensina a aplicar ferramentas básicas para construir um personagem, explica o funcionamento de seu processo criativo e indica como iniciar o contato com o mercado editorial, tudo a partir de experiências adquiridas com suas obras.
Como Escrever Bem, de William Zinsser
Nessa obra, o professor e escritor William Zinsser dá conselhos sobre métodos criativos de uma maneira clara e prática. Muito útil tanto para quem quer iniciar a carreira literária como para quem quer aprimorar a escrita, o autor oferece dicas para elaborar um texto original e interessante. O livro é uma referência sobre a arte da escrita nos Estados Unidos, com mais de um milhão de exemplares vendidos.
A Arte do Romance, de Milan Kundera
Do mesmo autor do livro A Insustentável Leveza do Ser, a obra parte das experiências do romancista. Ele aborda toda a evolução do romance e seus aspectos centrais. Para isso, passa por escritores famosos, como Miguel de Cervantes, Marcel Proust e Franz Kafka.
Literatura à Margem, de Cristovão Tezza
Com humor e uma linguagem clara, Tezza fala de onde surgiu a sua vontade de ser escritor, explora seu processo criativo e fala do papel da ficção no mundo contemporâneo. O autor também discute a criação literária a partir de diversos temas, abordando desde a relação entre literatura e psicanálise até as fronteiras entre ficção, biografia e ensaio.
Truques da Escrita, de Howard S. Becker
Nesse livro, o sociólogo, conhecido por seu estilo informal e simples, explica como as pessoas podem se livrar dos vícios da linguagem acadêmica e escrever de maneira mais fluida. Com um tom leve e divertido, o livro traz dicas e a experiência do autor para que a escrita se torne algo menos quadrado e repleto de pressões.
Para Ler Como Um Escritor, de Francine Prose
A crítica literária Francine Prose explora trechos de autores renomados, como Virgínia Woolf, Jane Austen e James Joyce para apresentar lições valiosas para quem sonha em se tornar um grande escritor. Para isso, ela analisa aspectos como a construção dos personagens, a ambientação, o estilo e o enredo.
Como Escrever Diálogos, de Sílvia Adela Kohan
Contribuindo para a construção dos personagens e o dinamismo da narrativa, os diálogos podem fazer toda a diferença em um livro. Ao mesmo tempo, não é tão fácil explorar esse recurso.
Nesse guia, Kohan destrincha a construção de diálogos, apresentando suas funções, explicando qual a hora certa de usá-los, como explorá-los para caracterizar os personagens e a arte de alterná-los com a narração em si.
Vida de Escritor, de Gay Talese
Mais do que uma autobiografia, este livro aborda o ofício da escrita e os desafios enfrentados por quem deseja seguir nessa área. Talese, famoso por suas contribuições para o jornalismo literário, fala sobre os altos e principalmente os baixos de suas experiências desde o jornal em que trabalhou na faculdade até ter seu espaço em veículos renomados, como o jornal The New York Times e a revista The New Yorker.