logo-ge

8 séries para quem quer ser advogado

Estas obras são, muitas vezes, verdadeiras aulas. Uma lista para quem gosta de Direito ou apenas para quem adora uma história de tribunal

Considerada uma das carreiras mais concorridas nas universidades pelo Brasil, o Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Se você tem interesse pela área, que tal conhecer algumas séries que abordam esse universo? Separamos oito, que dão aulas de bons e maus exemplos no Direito. Confira abaixo:

Como Defender um Assassino

 (Netflix/Divulgação)

Como Defender um Assassino (também conhecida pelo nome original, How to Get Away With Murder) conta a história de cinco estudantes de Direito que começam a trabalhar como estagiários da respeitada professora de Direito Penal Annalise Keating. 

Por ela ser uma referência na área, os alunos se esforçam para impressioná-la e acabam, inclusive, envolvendo-se em conspirações e até assassinatos. As aulas, muitas vezes, estão relacionadas às questões que eles enfrentam fora da sala de aula. A trama é repleta de reviravoltas. 

Disponível aqui.

The Good Wife

 (Divulgação/Divulgação)

The Good Wife conta a história de Alicia Florrick, uma advogada que, depois de anos como dona de casa se dedicando apenas a sua família, precisa retomar a carreira após seu marido ser envolvido em um caso de escândalo sexual e de corrupção. Para sustentar os dois filhos adolescentes, Alicia volta a trabalhar na firma comandada por um antigo colega da faculdade. A trama é inspirada no caso de Eliot Spitzer, ex-governador de Nova York, que renunciou o cargo depois de se envolver em um escândalo sexual.

A obra não deixa de lado questões de gênero e explora como uma mulher é vista e é tratada dentro dos escritórios de advocacia. Nesse contexto, a personagem também precisa lidar com dilemas pessoais e conflitos da profissão, como a ambição, a competitividade e decisões delicadas sobre casos jurídicos.

The Good Wife deu origem à série The Good Fight, que se passa um ano após os acontecimentos da última temporada da série original. A advogada Diane Lockhart acaba envolvida em um esquema de corrupção que a faz perder todas suas economias. Com isso, ela, que queria se aposentar, entra em uma das empresas mais promissoras de Chicago, onde a maioria dos funcionários são afro-americanos e que se destacou trabalhando com casos que envolviam violência policial.

Disponível aqui.

Suits

Suits mostra a história de Mike Ross, um jovem inteligente, que não concluiu a faculdade de Direito, mas que conseguiu um emprego para trabalhar ao lado de Harvey Specter, um dos principais advogados de Manhattan. Além de focar na rotina de um escritório de advocacia, a obra surpreende com as estratégias usadas para vencer negociações, que chamam a atenção e dão dinamismo à série.

Disponível aqui.

Better Call Saul

Better Call Saul é derivada da aclamada Breaking Bad e mostra acontecimentos anteriores à trama de Walter White e Jesse Pinkman. O foco, aqui, é o início da carreira do advogado Saul Goodman, quando ele ainda era conhecido como Jimmy McGill. 

Após perder o emprego em um renomado escritório de advocacia, ele enfrenta uma série de dificuldades para se firmar como advogado – o que só consegue caminhando nos limites da lei e tirando uma série de trambiques de sua nada discreta manga.

Disponível aqui.

American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson

 (Divulgação/Divulgação)

Baseado em uma história real, a série apresenta o julgamento do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado de assassinar a ex-esposa e um amigo dela. A obra foca na atuação dos advogados de ambos os lados, desde as estratégias adotadas até as ações que usam para conquistar a confiança do júri.

Disponível aqui.

Boston Legal

A série acompanha o dia a dia de um grande escritório de advocacia de Boston (EUA), responsável por casos milionários. A partir de métodos eticamente duvidosos para ganhar processos, também é possível notar a alta competitividade, o jogo de interesse e a disputa nesse ambiente. A obra mostra a vida pessoal dos advogados que conduzem esses casos. Cada episódio é um novo caso e, por abordar assuntos polêmicos, Boston Legal proporciona uma série de debates interessantes.

Disponível aqui.

Scandal

 (Divulgação/Divulgação)

Com a mesma produtora e roteirista de How to Get Away With Murder, Scandal conta a história de Olivia Pope, consultora do presidente dos EUA que dedicava a vida para dar um fim nos escândalos da política americana. Ao deixar a Casa Branca, ela decide criar seu próprio escritório de advocacia para proteger a reputação de personalidades da elite. 

Sua equipe é composta por advogados e investigadores, que trabalham para resolver as situações longe da mídia e do conhecimento do público, evitando grandes escândalos.

Disponível aqui.

Law and Order

Law and Order é um clássico para apaixonados pela área e cativante principalmente para quem gosta de Direito Criminal. Cada episódio é um caso diferente que precisa ser resolvido por um grupo de investigadores e advogados. Entre depoimentos, acordos, reviravoltas e argumentos no tribunal, a série aborda os processos criminais do início ao fim.  

Disponível aqui.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.