Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

9 livros que inspiraram séries famosas

Já parou para pensar que seus seriados preferidos podem ter uma versão impressa?

Por Julia Di Spagna Atualizado em 4 dez 2020, 19h06 - Publicado em 3 dez 2019, 10h09

Muitos livros já ficaram extremamente famosos após suas adaptações para o cinema. As vendas disparam, os artistas são associados aos personagens e o número de fãs pode aumentar significativamente. Mas você sabia que muitas séries em alta também foram baseadas em livros?

Saber quais obras estão por trás de séries que você adora maratonar pode ser uma ótima forma de introduzir uma leitura no seu dia a dia e ainda se aprofundar sobre os detalhes dos seus personagens preferidos. 

Por isso, fizemos uma lista com 9 livros que inspiraram séries famosas de diferentes gêneros. Confira:

O Conto da Aia

Conto de Aia
Divulgação/Divulgação

Com diversas indicações e premiações no Emmy e no Globo de Ouro, a série Handmaid’s Tale é baseada no livro de mesmo nome (O Conto de Aia), da autora canadense Margaret Atwood. 

Escrito em 1985, a obra apresenta um futuro distópico no qual um governo autoritário assume o poder nos Estados Unidos e impõe às mulheres uma condição de submissão aos homens. Nessa sociedade, surgem as aias, que devem ter como único objetivo gerar filhos para famílias ricas.  

A série e o livro possuem muitas semelhanças, mas divergem um pouco em relação à personalidade da protagonista, por exemplo, que é menos submissa na adaptação televisiva. 

  • Sob a Redoma

    Conhecido como “Rei do Terror”, Stephen King escreveu a história em que se baseia a série Sob a Redoma

    Juntando fantasia, mistério, terror e drama, a obra conta a história de uma pequena cidade que foi isolada por um campo de força que se formou ao seu redor. A partir disso, a população passa a encarar diversos conflitos para conseguir sobreviver. O clima de tensão é grande e todos tentam descobrir a origem e o porquê desse acontecimento.

    O Alienista

    O Alienista
    Netflix/Divulgação

    No ano de 1896, um repórter é chamado por seu amigo psicólogo para ver um corpo abandonado na Ponte de Williamsburg, em Nova York, Estados Unidos. É assim que começam o livro, de Caleb Carr, e a sua adaptação para a televisão.

    A partir desse acontecimento, ambos tentam descobrir o perfil do assassino, analisando os detalhes do crime.

    Desventuras em Série

    Desventuras em Série
    Netflix/Divulgação

    Produzida pela Netflix, Desventuras em Série é baseada na coleção de mesmo nome escrita por Lemony Snicket, heterônimo do autor Daniel Handler. 

    Três irmãos, os órfãos Baudelaires, vivem uma série de desventuras enquanto tentam descobrir o mistério por trás da morte de seus pais e escapar por Conde Olaf, que tenta adotá-las para se aproveitar da fortuna das crianças. 

    No total, são 13 livros publicados entre 1999 e 2006. Sucesso de críticas, eles são recomendados tanto para jovens quanto para adultos. 

    Continua após a publicidade

    Orange Is The New Black

    No livro Orange is the New Black: My Year in a Women’s Prison, a autora Piper Kerman conta sua história durante o período em que ficou presa. A obra foi adaptada pela Netflix e ganhou grande destaque no streaming.

    Além da história de Kerman em si, ambas as obras abordam temas extremamente relevantes, como o empoderamento feminino, violência policial, abuso de autoridade, transfobia e as condições precárias que muitas mulheres enfrentam durante o encarceramento. 

    Condenada por cerca de um ano, Kerman se envolve com tráfico de drogas junto com a ex namorada logo após concluir a faculdade e é presa anos depois. O enredo também dá destaque para outras personagens que se destacam pela complexidade e evolução ao longo do tempo.

  • Outlander

    Os livros de Diana Gabaldon, que misturam ficção científica, romance, fantasia e história mundial ganharam uma adaptação para a televisão. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma enfermeira em lua de mel viaja para Escócia e misteriosamente volta 200 anos no tempo. 

    A protagonista Claire Randall se encontra em um período tenso da história durante conflitos entre Escócia e Inglaterra. Além disso, ela precisa encarar uma sociedade com costumes completamente diferentes dos que ela conhece. 

    Tanto nos livros quanto na série, também é possível acompanhar diversos eventos históricos que impactaram a sociedade, como o reinado de Luís XV, na França, guerras que ocorreram na Escócia e os acontecimentos nos Estados Unidos no período colonial. 

    As Crônicas de Gelo e Fogo

    A série mais premiada da história, Game of Thrones, baseia-se na coleção de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. 

    Na disputa pelo Trono de Ferro, uma série de personagens de diferentes famílias são apresentados. Como é de se esperar, as obras seguem um ritmo diferente. As batalhas, diálogos, desenvolvimento das personagens e a evolução da história como um todo acontece de maneira muito mais detalhada nas páginas dos livros. 

    Além disso, com o sucesso da série televisiva, a história acabou tomando um rumo diferente da obra impressa, o que gerou muitas críticas por parte dos fãs.

    Sherlock Holmes

    Sherlock Holmes
    Netflix/Divulgação

    A série Sherlock conta as clássicas histórias escritas por Arthur Conan Doyle sobre o detetive de uma forma adaptada para o século 21. Dividida em quatro temporadas, a história se baseia nas investigações feitas por Sherlock e seu parceiro Watson sobre crimes ocorridos em Londres.     

    The Umbrella Academy

    Umbrella Academy Ellen Page
    Netflix/Divulgação

     

    A adaptação para a TV foi inspirada em uma série de histórias em quadrinhos escrita por Gerard Way e ilustrada pelo brasileiro Gabriel Bá. Lançada em 2007, a história chegou ao público em dois volumes: Suíte do Apocalipse e Dallas.

    No ano de 1989, 43 crianças nasceram de forma misteriosa. Um milionário adotou sete delas e as criou, testando seus superpoderes e preparando cada uma para proteger o mundo. Anos depois, o pai morre e elas precisam colocar o que aprenderam em prática.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade