Aniversário do Google: 5 ferramentas vitais para estudantes na pandemia
Os recursos de organização, compartilhamento, pesquisa e conversa são úteis para a volta às aulas presenciais
A pandemia da covid-19 desafiou professores, estudantes e pais a se adaptarem a uma realidade nova e difícil. A tecnologia não chegou para todos, infelizmente. No entanto, ela foi uma facilitadora. O Google, que completa 23 anos nesta segunda-feira (27), disponibiliza ferramentas importantes para os estudantes. Essas ferramentas fizeram diferença durante o ensino remoto e podem ajudar na volta às aulas presenciais.
Para comemorar o aniversário do gigante da tecnologia, separamos seis ferramentas do Google que ajudaram muito na pandemia. Confira.
Google Classroom
Em tempos de ensino remoto, o Google Sala de Aula (traduzido para o Português) foi – e ainda é – uma mão na roda. O aplicativo é uma espécie de sala de aula virtual do Google e foi criado em 2014. Está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e na versão web.
Por meio dele, professores podem organizar e compartilhar conteúdo a distância. Além de permitir anexar atividades e materiais em PDF, o Classroom possibilita a criação de perguntas que podem ser respondidas por múltipla escolha ou respostas curtas. Se você nunca usou, confira como funciona aqui.
Google Drive
Essa ferramenta de armazenamento de arquivos sempre é muito útil, mas na pandemia se tornou um canal ainda mais importante. Com acesso online e offline, os alunos podem compartilhar trabalhos. Os estudantes conseguem trocar ideias e visualizar a parte do trabalho do colega de classe em tempo real. Por meio da ferramenta, os professores também podem participar do processo e fazer avaliações.
Google Hangouts
A interação presencial no ambiente escolar é muito importante para o desenvolvimentos dos alunos. Porém, ela precisou ficar de lado por um bom tempo na pandemia para impedir que o vírus se espalhasse mais, até que a vacinação chegasse em mais pessoas no Brasil. Nesse cenário, as vídeo conferências foram alternativas essenciais para aulas, seminários e trabalhos em grupo. O Hangouts oferece o recurso de maneira simples.
Google Calendar
O momento atípico exigiu mais organização de professores, estudantes e famílias. A pandemia mexeu com a rotina (e saúde mental) de todos. O Google Calendar funciona como agenda para marcar os compromissos, enviar notificações nas datas marcadas e foi muito útil nesse sentido. Na volta às aulas presenciais, a ferramenta contribui na organização geral.
Google Acadêmico
Em meio ao negacionismo da ciência e fakes news que enfrentamos durante a crise sanitária, encontrar fontes seguras virou uma tarefa de todos. No Google Acadêmico, é possível buscar pesquisas e estudos mais aprofundados em diversas áreas como Biologia, Comunicação e Psicologia.
Já usou essas ferramentas, estudante? Qual é a sua preferida? Conte para a gente nas redes sociais do GUIA!
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.