Clique e assine GE Play por R$16,90

5 apps para organizar suas leituras (e descobrir novas)

Para todo usuário existe a rede social perfeita e para quem ama livros não é diferente

Por Letícia Albuquerque - 14 out 2020, 19h32

Todo amante de livro sabe como é difícil manter uma estante organizada. Manter um controle sobre quais livros lemos é difícil. Não perder nenhuma recomendação que surge quando menos esperamos é ainda mais. Por isso, algumas plataformas nasceram com a intenção de organizar sua estante de forma simples e virtual. Assim como redes sociais, elas reúnem leitores para compartilhar experiências e também permitem classificar todas as suas leituras – já feitas ou desejadas. 

Dá uma olhada na lista de aplicativos que o GUIA separou.

Skoob

O Skoob é uma rede social colaborativa brasileira para leitores, criada em 2009. Ele funciona como uma estante virtual. Você pode marcar os livros que já leu e aqueles que quer ler, além de identificar quais leituras você está realizando no momento. Além disso, você pode identificar as obras que emprestou ou as que pretende trocar. Dessa forma, você consegue ter uma ideia geral sobre a sua biblioteca particular e não perder nenhum livro. A plataforma também oferece um espaço para resenhas e grupos literários para você participar e conhecer outros leitores e obras. Já o nome vem da palavra books ao contrário.

Disponível para Android e iOS.

Goodreads

A plataforma Goodreads, hoje, faz parte do grupo Amazon, mas foi criada em 2006 por Otis e Elizabeth Chandler. Otis percebeu que sempre recorria a seus amigos quando queria indicação de livros. Por isso, decidiu criar um site em que as leituras pudessem ser compartilhadas. No Goodreads, você tem acesso a resenhas de diversos livros de pessoas de qualquer lugar do mundo, além de poder conferir o que seus conhecidos estão lendo. A plataforma abre espaço para diversas opiniões diferentes e também é ótima para decidir sua próxima leitura.

Disponível para iOS e para Android.

Continua após a publicidade

Cabeceira

Um aplicativo para te ajudar a ler mais. Essa é a principal função do Cabeceira. Além de registrar os livros que você já leu, o app oferece uma calculadora literária. Com ela, você pode marcar quanto tempo quer ler por dia e cumprir uma meta diária. Você, ainda, pode descobrir qual seu ritmo de leitura e definir em quanto tempo conseguirá terminar uma obra a partir do número de páginas. O app também oferece recomendações certeiras baseadas no seu gosto literário. O aplicativo foi criado pela TAG Livros.

Disponível para Android e iOS.

Whakoom

O Whakoom é especificamente para quem gosta de ler quadrinhos e mangás. O app permite que você organize suas leituras e coleções e também funciona como rede social. Por lá, você pode adicionar seus amigos, acompanhar quais comics eles adquiriram e estão gostando. Além disso, é possível postar resenhas sobre as suas leituras. Outra vantagem é que você é avisado sobre os lançamentos e pode conferir o preço dos produtos.

Disponível para Android e iOS.

Bookly

Já o Bookly é um assistente literário. Assim como os outros apps, ele permite que você organize sua estante de livros. Mas também oferece um cronômetro de leitura que calcula quanto tempo você leva para ler um livro. Com esses cálculos, ele mostra estatísticas sobre seus hábitos de leitura. O Bookly acredita que a leitura pode ser um exercício diário que pode ser melhorado com a prática. 

Disponível para iOS e Android.

Continua após a publicidade
Publicidade