Clique e assine GE Play por R$16,90

10 clubes de livros para participar sem sair de casa

A leitura fica ainda mais legal quando é uma experiência compartilhada

Por Letícia Albuquerque - Atualizado em 26 set 2020, 09h58 - Publicado em 26 set 2020, 10h01

Apesar das contínuas quedas no mercado literário, a leitura ainda é parte importante da vida de muitos brasileiros. Segundo 5ª Edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, a maior parte da população lê porque gosta. Ainda que o número tenha caído um pouco desde 2015, nos últimos 12 meses, 51% das pessoas leram por vontade própria. O estudo constatou, ainda, que a atividade também é vista como uma distração das tarefas do dia a dia (14%) e é feita porque promove crescimento pessoal (17%).

Porém, o levantamento mostrou que, entre 2015 e 2019, por volta de 4,6 milhões de pessoas deixaram de ler. E a nova taxação sobre bens e serviços, que ainda será avaliada pela Câmara e no Senado, pode criar um novo obstáculo no acesso à leitura. 

A boa notícia, porém, é que os clubes de leitura voltam a ganhar popularidade e o mercado literário cria novas modalidades de instigar esse hábito. São formas interessantes de abrir um diálogo sobre as obras lidas, assim como conhecer novos autores e se aventurar em um universo sem fronteiras. Conheça 5 clubes de leituras virtuais feitos por influenciadores literários e 5 clubes de livros por assinatura que entregam uma experiência literária completa.

Clubes de influenciadores

Ler Antes de Morrer

Isabella Lubrano é a criadora do canal Ler Antes de Morrer e, durante a pandemia, decidiu criar um clube de leitura coletiva. A booktuber anuncia os novos ciclos em sua conta de Instagram e, com um vídeo, explica o cronograma de leitura dos capítulos. Ela propõe metas diárias e semanais para você manter o ritmo de leitura e todos conseguirem ler ao mesmo tempo. Em algumas transmissões, Isabella também faz a leitura ao vivo dos capítulos. Neste mês, o grupo está lendo Capitães da Areia, de Jorge Amado.

Books da Luli

View this post on Instagram

Quanto a sua compaixão se estende? Os dos melhores trechos do livro “No coração da vida” – que nos faz refletir sobre a verdadeira compaixão e empatia ❤️ estou pensando em sempre ler meus trechos preferidos de livros que indico por aqui, o que acham?

A post shared by Books da Luli (@booksdaluli) on

Luisa Accorsi já falava sobre beleza, moda e comportamento quando criou o Books da Luli em 2018. Seu objetivo era ter um espaço de diálogo e incentivo à leitura. Por isso, Luisa indica um livro no começo do mês e, também, um link para comprar a obra com desconto. No fim do mês, ela promove uma discussão sobre o obra em uma live. Este mês, o clube está lendo A Casa Holandesa, de Ann Patchett. Mas além das leituras do mês, Luisa compartilha outras indicações do que ela tem lido.

Vá Ler um Livro

O clube do livro da Tatiany Leite é, na verdade, um grupo de leitura conjunta. Aos domingos, às 20h, ela e todo o seu clube virtual se encontram em uma live no canal de YouTube Vá Ler um Livro para conversar sobre o andamento da leitura. O grupo propõe a leitura de apenas 2 capítulos por semana. Esse acompanhamento semanal também pode incentivar a manter o ritmo de leitura e não desistir. No momento, o grupo está lendo Macunaíma, de Mário de Andrade.

Põe na Estante

View this post on Instagram

• As leituras da próxima temporada do #podcast do Põe na Estante. Brasileiras e brasileiros contemporâneos. Cada livro corresponde a um episódio. A temporada estreia dia 12 de junho, segunda sexta-feira do mês (lembrando que os episódios saem sempre na segunda e a última sexta do mês). A primeira e a segunda temporada já estão nos principais tocadores, no site do Põe na Estante ou no site do @brains9. . • Estela sem Deus, de Jeferson Tenório. . • Tudo é Rio, Carla Madeira. . • Serpentário, Felipe Castilho. . • Redemoinho em Dia Quente, Jarid Arraes. . • O Assassinato de bebê martê, Elvira Vigna. . • Os dias antes de nenhum, Ricardo aterro. . • Igor na chuva, Hugo Guimarães. . • Ponciá Vicêncio, Conceiçao Evaristo. . • Boas leituras! . . . #poenaestante #clubedolivro #resenha #livros #leitura #leiamais #livrosemaislivros #libros #books #bookworm #bookstagram #booklover

Continua após a publicidade

A post shared by Põe na Estante (@poenaestante) on

A jornalista Gabriela Mayer é radialista, podcaster e apaixonada por livros. Por isso, em 2018, ela criou o Põe na Estante, onde faz resenhas sobre suas leituras e indica autores e obras. Em formato podcast, Gabriela criou um clube do livro mensal em que ela recebe convidados que trazem perspectivas diferentes sobre a obra. No Instagram, ela divulga os livros que farão parte da próxima temporada do Põe na Estante, que já falou sobre livros como Igor na Chuva, de Hugo Guimarães, e o Sol é Para Todos, de Harper Lee.

Clube de Literatura Brasileira Contemporânea

View this post on Instagram

por que ler literatura brasileira contemporânea? ⠀ não é de hoje que me dedico à leitura e à divulgação da produção literária nacional dos meus contemporâneos. e como tenho o costume de me manter atenta ao que move meus interesses, também não é de agora que me faço essa pergunta. penso que a busca por uma resposta começa por refazer percursos. se a minha incursão por essas obras principiou-se por mera curiosidade, minha permanência na área e a vontade de falar sobre ela têm origens mais sólidas. continuar a ler literatura brasileira contemporânea tem a ver com o que ela despertou em mim. tem a ver com afeto. fala-se muito em mudar o brasil pra melhor, mas antes disso precisamos entendê-lo. é necessário ler o brasil para compreender o brasil. e tão importante quanto conhecer seu passado é estar a par de seu presente. das narrativas que o fabricam. só assim a gente pode pensar efetivamente em futuro. ⠀ a literatura brasileira contemporânea me mostra muito sobre mim, não só pelo reconhecimento de uma parte minha ali, nos textos que partem de lugar e tempo que ocupo, que elaboram temas, incompreensões, angústias e desejos que me tocam enquanto filha dessa terra, mas também pelo contraste. por me mostrar incansavelmente que esse país é imenso, tão rico em diversidade quanto em desigualdades. e o que me move mesmo em direção a ela, ao afã de propagá-la por aí, é o senso de pertencimento que ela em mim provoca, a sensação de que dessa riqueza toda eu também faço parte. num momento em que o brasil anda tão negligenciado em tantos sentidos, me agarro às histórias que ele produz na esperança de que ele se reerga por meio delas. eu torço para que você faça o mesmo. ⠀ na foto, os livros que lemos em 2020 no clube de literatura brasileira contemporânea. participe do clube pelo link disponível no meu perfil. grata ao @primeira_prateleira por nos permitir fazer parte do grupo. 💚

A post shared by LiteraTamy por Tamy Ghannam (@literatamy) on

O clube criado por Humberto Conzo Junior, criador do canal Primeira Prateleira, foca em divulgar a literatura brasileira contemporânea. O grupo no Facebook, em que acontecem as discussões, também tem a curadoria de Tamy Ghannam, do LiteraTamy. Todos os meses, a obra de um novo autor é escolhida e as leituras e opiniões são compartilhadas no grupo. Em junho deste ano, Humberto também lançou um projeto no Catarse em que é possível fazer a assinatura do clube. Contribuindo com R$ 60 por mês, você recebe o livro eleito em casa, enviado pela editora ou pelo próprio autor!

Clubes por assinatura

TAG Experiências Literárias

A TAG é uma das curadorias por assinatura mais populares no momento e tem a intenção de apresentar novos autores aos assinantes. Ao fazer parte, você recebe todos os meses um livro surpresa em edição exclusiva. Os kits literários são muito completos e você pode escolher entre duas modalidades. A TAG Curadoria conta com a indicação de grandes nomes da literatura e você recebe o livro em edição exclusiva, uma revista sobre o autor e a obra, um box colecionável, um marcador de página e um mimo literário. Já a TAG Inéditos traz best-sellers internacionais que ainda não chegaram no Brasil. O kit também vem com todos os mimos literários. No site, você também encontra um teste virtual para descobrir qual caixa mais combina com você.

Intrínsecos

Já no clube de assinatura da Intrínseca, você recebe edições e títulos exclusivos da editora. Além de serem edições colecionáveis, os livros recebidos pelos assinantes só chegam ao público geral 45 dias depois. Isso significa que você pode ler tudo em primeira mão. O kit também conta com uma revista, marcador de páginas e um brinde. No site, você pode conhecer as caixas que já foram enviadas.

Clube Leitura

O clube de assinatura criado pela Livraria Leitura é um pouco diferente dos outros. Além de contar com um time de consultores literários, os assinantes podem escolher qual livro querem receber. Uma lista de indicações do mês é pensada pela livraria e enviada a cada a mês. Assim, você pode decidir o título que quer ler no mês ou optar por receber a indicação do consultor de que você mais gosta. Além disso, tem um clube de leitura da Marvel, em parceria com a Excelsior, editora oficial da marca no Brasil. No kit, os assinantes recebem uma história inédita, um pôster, um marcador de páginas e um brinde surpresa colecionável.

Turista Literário

O Turista Literário foi criado pelas irmãs Priscilla e Mayra que, desde crianças, tiveram uma experiência de imersão sensorial com seus livros preferidos. Mais tarde, elas decidiram promover essa experiência para outros leitores. A caixa, que, na verdade, é uma mala de viagem, vem com um livro do gênero Young Adult (Jovem Adulto), um QR Code para uma playlist no Spotify, um item aromático ou comestível, um item para tocar e um suvenir. E todos os itens fazem referência ao título enviado. Além disso, um Guia de Viagem introduz o “destino” do mês e uma tag explica todos os itens sensoriais que o acompanham.

Literatour

Já o Literatour é um clube de escambo literário! Todos os meses, você recebe um livro seminovo escolhido pelos curadores da marca, junto com alguns brindes literários. Além disso, você pode desapegar dos livros que você não quer mais e trocar por descontos na mensalidade. Para se certificar de que os assinantes vão gostar dos livros, o site permite que você escolha a categoria dos títulos que quer receber e também acompanha sua estante no Skoob, uma rede social colaborativa para leitores, em que você pode marcar livros já lidos ou que você tem vontade de ler.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade