A primeira edição do CNU (Concurso Nacional Unificado) está chegando! No próximo domingo (18) a prova, que ficou conhecida também como o “Enem dos concursos“, será aplicada em todo o território nacional. No total, serão ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Para não perder a oportunidade de se organizar com antecedência, confira já todos os horários do concurso.
+ Como vai funcionar o “Enem dos concursos públicos”?
Diferentemente do Enem e outras provas nacionais, o CNU terá duas etapas aplicadas no mesmo dia. A prova foi dividida entre o período da manhã e da tarde, com uma pausa para os candidatos almoçarem.
Na parte da manhã, os candidatos respondem às perguntas de Conhecimentos Gerais e as Discursivas, com duração total de duas horas e trinta minutos.
Já à tarde, o candidato volta para a sala de aula e responde às questões de Conhecimentos Específicos, que variam de acordo com o bloco escolhido durante a inscrição. Esta segunda etapa é maior, tem três horas e trinta minutos de duração.
O intervalo entre as duas provas é de uma hora e meia, se for considerada a chegada no local de prova já na abertura dos portões, por isso é importante o candidato planejar como ou onde irá fazer a refeição. Veja abaixo o resumo de todos os horários.
+ CNU: veja a relação de candidatos por vaga de cada bloco do concurso
CNU: horários da prova da manhã
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da prova: 9h
Fim da prova: 11h30
+ CNU: veja o calendário do Concurso Nacional Unificado
CNU: horários da prova da tarde
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da prova: 14h30
Fim da prova: 18h
O local de prova já está disponível para a consulta do candidato. Para realizar a consulta, basta acessar a página do CNU na Fundação Cesgranrio e inserir o usuário e senha cadastrados no gov.br.
+ Local de prova do CNU: veja como conferir no cartão de confirmação
Como será a prova do CNU
O Concurso Nacional Unificado foi uma maneira adotada pelo governo federal para unificar os diversos concursos públicos que ocorriam em locais e datas diferentes pelo país. A nova abordagem possibilita a expansão e democratização do acesso às oportunidades no serviço público. E, claro, há benefício para os candidatos também.
Com o CNU, não se torna mais necessário deslocar-se para outros estados ou pagar diferentes taxas de inscrição para concorrer a múltiplas vagas. Com uma única prova, é possível concorrer a dezenas de vagas.
Além disso, a longo prazo, a mudança também poderá promover uma maior diversidade social e territorial entre os servidores públicos.
+ Como fazer revisão: as três melhores e três piores formas
Blocos temáticos
Há setes blocos temáticos, além do nível intermediário. O candidato deve escolher um bloco temático, no qual tem a opção de escolher entre diferentes cargos/carreiras, seguindo uma ordem de preferência, ou ainda optar por uma única vaga, caso deseje. São eles:
- Administração e Finanças Públicas;
- Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação;
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Políticas Sociais, Justiça e Saúde;
- Trabalho e Previdência;
- Dados, Tecnologia e Informação;
- Nível Intermediário.
+ Quais são os melhores cursos para quem quer ser funcionário público?
Calendário do Concurso Nacional Unificado
- 7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
- 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
- 18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
- 20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
- 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
- Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.