O cursinho popular Arcadas, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), está com as inscrições online abertas até o dia 21 de janeiro para o processo seletivo de 2022. Somente estudantes do terceiro ano do ensino médio ou que já tenham se formado podem concorrer a uma das 100 vagas. Além disso, é necessário que o candidato esteja com a vacinação contra a covid-19 completa ou aguardando pela segunda dose.
Segundo informações publicadas em edital, a programação para o ano letivo é que as aulas ocorram de maneira presencial. Porém, a modalidade pode ser alterada, retornando ao EAD (ensino a distância), caso as diretrizes da Faculdade de Direito da USP mudem em relação aos protocolos de distanciamento da pandemia.
Como se inscrever
Os interessados em participar devem realizar a inscrição, que custa R$ 22,50, neste link. Todos os materiais utilizados no cursinho são gratuitos e utilizam o método de ensino do Anglo Vestibulares. As aulas estão previstas para iniciar em 21 de março, com turmas anuais de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. E aos sábados, das 8h às 13h.
Processo seletivo
Na inscrição, é preciso preencher um questionário com informações básicas sobre o candidato. A equipe do cursinho alerta que todos os dados inseridos serão verificados com base na documentação exigida na entrevista socioeconômica. Caso ocorram divergências, há o risco de eliminação.
A segunda etapa do processo seletivo é composta por uma redação e uma prova com 60 questões de conhecimentos gerais com conteúdos do ensino médio. A avaliação está marcada para ocorrer em apenas um dia, entre 31 de janeiro a 4 de fevereiro, com duração total de 5h.
Os candidatos precisam comparecer ao local de aplicação até às 12h30, no horário limite, pois não será permitida a entrada de atrasados no exame.
Materiais para fazer a prova:
- Documento original com foto;
- Comprovante de vacinação (com dose única, duas doses ou
aguardando a segunda); - Comprovante de inscrição impresso;
- Caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha;
- Água e alimentos que desejar.
Todos que realizarem a primeira e segunda etapa serão convocados para última fase (entrevista socioeconômica) do processo seletivo, marcada para 10 de fevereiro. A equipe do cursinho vai publicar na página do Facebook e enviar por e-mail as informações, como datas e horários, da entrevista com cada candidato.
De acordo com o Arcadas, esta etapa tem o intuito de confirmar os dados informados em fases anteriores do processo, além de ajudar a entender melhor o perfil do aluno. Esses são alguns dos documentos exigidos no edital para comprovar renda:
- Folha de pagamento (holerite);
- Último registro de carteira de trabalho;
- Comprovante de aposentadoria (comprovante de saque), ou se autônomo, declaração de renda de trabalho autônomo, conforme molde que se encontra na última página deste Edital, e extrato bancário dos últimos três meses;
- Comprovantes dos gastos fixos mensais (é obrigatório que se apresente, pelo menos uma conta de água, uma conta de luz, conta de telefone, internet atuais.)
Confira lista completa neste link.
Matrícula
Os alunos aprovados no processo seletivo também precisam efetuar o pagamento da matrícula, o valor é de R$ 50. Porém, não haverá a cobrança de outra taxa ao longo do ano.
O cursinho popular Arcadas reserva 50% das vagas para candidatos que se autodeclararem pessoas pretas, pardas ou indígenas, de acordo com a classificação do IBGE. Além disso, 5 vagas são destinadas a alunos transgêneros.
Etapas e calendário do Arcadas 2022
1. Fim das inscrições e análise de perfil socioeconômico (21 de janeiro);
2. Aplicação da prova e redação (31 de janeiro a 4 de fevereiro);
3. Entrevistas com os candidatos (14 a 21 fevereiro);
4. Divulgação da primeira chamada (8 de março);
5. Início das aulas (21 de março).
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.