Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Encceja 2023: datas, o que levar para a prova, resultado e mais

Quer saber como consultar o local de prova? Ou quando sai o gabarito? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre esta edição do exame!

Por Taís Ilhéu
3 ago 2023, 17h16

Jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo adequado podem obter o certificado do Ensino Fundamental ou Médio por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), exame aplicado pelo Inep. O único critério para participar é ter no mínimo 15 anos, para a certificação do Ensino Fundamental, e 18, para o Ensino Médio. A prova do Encceja 2023 será aplicada em 27 de agosto. Veja abaixo as principais informações sobre a edição, como as datas, os materiais exigidos na aplicação e quando sai o resultado.

Como é a prova do Encceja

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino, Fundamental e Médio, cada uma com trinta questões de múltipla escolha. Além disso, o exame também conta com uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativa nos mesmos moldes do Enem. Todas estas provas são aplicadas no mesmo dia.

Para candidatos à conclusão de Ensino Fundamental, as provas são, respectivamente:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e geografia.

Para candidatos à conclusão do Ensino Médio, as provas são, respectivamente:

Continua após a publicidade
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências humanas e suas Tecnologias.

Diferentemente de provas como Fuvest e Unicamp, o Encceja não funciona como um vestibular e, portanto, não possui um número limitado de vagas. Para obter o diploma, basta o candidato alcançar uma nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 na redação.

Cronograma Encceja 2023

  • Justificativa de ausência: 3 a 14 de abril
  • Resultado da justificativa: 24 de abril
  • Inscrições e solicitação de atendimento especializado: 22 de maio até 2 de junho
  • Provas: 27 de agosto
  • Divulgação do gabarito: até o 10º dia útil após a aplicação da prova
  • Resultados: 22 de dezembro

Como estudar para a prova do Encceja

A prova do Encceja já está batendo na porta, mas nunca é tarde para estudar um pouquinho mais! A melhor parte é que dá para fazer isso de casa e gratuitamente, acessando materiais disponíveis na internet. O próprio Inep, órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pela aplicação da prova, disponibiliza apostilas gratuitas explicando o que é cobrado em cada disciplina e como se preparar. Confira abaixo:

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Um outro exercício que pode ajudar a esta altura é resolver as provas de edições anteriores do Encceja. Assim, você entende melhor como os conteúdos são abordados e consegue simular as condições do dia de aplicação. Acesse aqui as provas e gabaritos de outros anos.

A redação do Encceja

A principal informação que os candidatos precisam saber sobre a redação do Encceja é que ela segue o gênero dissertativo-argumentativo, assim como ocorre no Enem. O objetivo desse tipo de texto é apresentar um ponto de vista sobre um assunto – normalmente um problema existente na sociedade – e defendê-lo, por meio de argumentos.

Continua após a publicidade

A cada edição, são cobrados dois temas distintos – um para quem realiza a prova do Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio. No exame de 2020, por exemplo, para tirar o diploma do Ensino Fundamental, os alunos tiveram que dissertar sobre a problemática do abandono afetivo do idoso no Brasil. A prova do Ensino Médio cobrou que os candidatos escrevessem sobre o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

A correção também funciona de maneira parecida com a do Enem: o Inep estipula uma série de competências que os candidatos precisam obedecer, que vai do gênero do texto até a adequação à norma padrão da Língua Portuguesa.

Neste texto, você entende melhor como funciona a redação do Encceja. Também vale dar uma olhada em temas cobrados em edições anteriores e aproveitar para praticar!

Continua após a publicidade

+ Corretora revela segredos para garantir uma boa nota na redação do Encceja

O que levar para a prova

Os itens que devem, obrigatoriamente, ser levados para a prova no dia 27 de agosto são:

  • Documento oficial com foto;
  • Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
  • Máscara de proteção contra a covid-19, caso o item seja exigido no estado onde o candidato está realizando a prova.

No entanto, além dos itens obrigatórios, os candidatos também podem levar alimentos, água, álcool em gel e o cartão de confirmação.

Continua após a publicidade

Os candidatos também devem ficar atentos aos materiais que não são permitidos no dia da prova, tais quais:

  • Equipamentos eletrônicos;
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como bonés;
  • Caneta de material não transparente, lápis e lapiseira;
  • Borrachas;
  • Réguas;
  • Corretivos;
  • Livros, manuais, impressos, anotações;
  • Relógio.

Caso esteja portando algum destes itens no dia da prova, o candidato deve guardá-lo no saco plástico disponibilizado pelos aplicadores.

Local de prova

Os locais de prova do Encceja 2023 ainda não foram divulgados. Essa informação constará no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponibilizado no site do exame. Em geral, o Inep costuma divulgar o cartão com os locais de prova cerca de três semanas antes da aplicação do Encceja.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Gabarito e resultado do Encceja 2023

Também não há uma data exata para a divulgação do gabarito do Encceja 2023. Segundo o edital do exame, o gabarito será disponibilizado até o 10º dia útil depois da aplicação da prova – ou seja, a qualquer momento até 8 de setembro.

No entanto, o resultado com as notas dos candidatos, incluindo a redação, tem data marcada: 22 de dezembro.

Compartilhe essa matéria via:

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
Encceja 2023: datas, o que levar para a prova, resultado e mais
Estudo
Encceja 2023: datas, o que levar para a prova, resultado e mais
Quer saber como consultar o local de prova? Ou quando sai o gabarito? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre esta edição do exame!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.