Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Federais realizam prova do vestibular 2010 neste domingo

Conheça os processos seletivos das federais Fluminense, de Alagoas, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Roraima, que têm prova no dia 29

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 24 nov 2009, 14h20


UFF realiza primeira fase no domingo com questões de múltipla escolha de acordo com o curso

por Morena Madureira

Este domingo, 29 de novembro, é dia de muitas universidades brasileiras realizarem provas do vestibular 2010. Entre elas, as federais Fluminense (UFF), de Alagoas (UFAL), de Goiás (UFG), do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG) e de Roraima (UFRR). O GUIA preparou uma síntese do processo seletivo dessas universidades. Confira:

– Nordeste: Confira dicas para os vestibulares da UPE, UEPB e UECE

UFF
A Universidade Federal Fluminense (UFF) aumentou neste ano o número de vagas oferecidas. São 6.909 vagas em 56 cursos distribuídos por seus oito campi, 1.271 a mais do que em 2008. A prova da primeira fase, que acontece domingo, será de múltipla escolha em disciplinas específicas de acordo com o curso. Por conta do adiamento, a UFF não contabilizará os pontos obtidos no Enem em sua primeira fase. Entretanto, dependendo do desempenho do candidato, a pontuação poderá ser usada como bônus na nota final do processo seletivo e para preencher as vagas remanescentes. Os candidatos provenientes de escola pública ganham automaticamente 10% de bônus na nota final, se passam para a segunda etapa do concurso.

Os cursos mais concorridos da UFF neste ano são Medicina (46,77 candidatos por vaga), Relações Internacionais (37,27), Publicidade e Propaganda (25,52) e Engenharia de Petróleo (24,50). A segunda etapa do vestibular, discursiva, será realizada no dia 20 de dezembro. As provas das duas etapas vão começar às 8h e terminar às 12h.

– Vai prestar UFF? Confira dicas para ir bem na prova!

UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem 43.796 candidatos inscritos, que disputam as 5.334 vagas distribuídas em suas 91 opções de cursos de graduação. A prova de domingo contará com 80 questões objetivas nas disciplinas matemática, física, química, biologia, geografia, história, língua estrangeira moderna e português. A pontuação do novo Enem será utilizada pela universidade para compor 10% da nota final dos candidatos, que fazem a segunda etapa nos dias 12 e 13 de dezembro.

Os livros de leitura obrigatória adotados pela UFPR para 2010 foram Anjo Negro, de Nelson Rodrigues; Inocência, do Visconde de Taunay; Urupês, de Monteiro Lobato; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Leão de Chácara, de João Antônio; Muitas Vozes, de Ferreira Gullar; O Pagador de Promessas, de Dias Gomes; Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meirelles, e São Bernardo, de Graciliano Ramos.

Os cursos mais concorridos neste ano são Medicina (34,2 candidatos por vaga), Publicidade e Propaganda (22,3) e Biomedicina (21,1). Os portões dos locais de prova da primeira etapa serão fechados às 13h30.

– Você é um dos candidatos da UFPR? Veja dicas para ir para a segunda fase!

UFG
Com 29.902 inscritos disputando 5.459 vagas em 122 cursos, a UFG (Universidade Federal de Goiás) realiza sua primeira etapa neste domingo com um exame de 90 questões de múltipla escolha, das quais pelo menos 27 serão interdisciplinares, possibilitando assim o diálogo entre os conhecimentos específicos das provas. Assim como a UFF, a UFG também decidiu por descartar a nota do Enem 2009 de seu processo seletivo e realiza sua segunda fase nos dias 20 e 21 de dezembro. Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, com 41,56 candidatos por vaga, Direito, com 24,87, e Engenharia Civil (23,4).

Neste ano, a UFG selecionou as seguintes obras para sua lista de livros para o vestibular: Livro dos Homens, de Ronaldo Correia de Brito, As primaveras, de Casimiro de Abreu, Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida, O Demônio familiar, de José de Alencar, A confissão, de Flávio Carneiro, e Nova Antologia Poética, de Afonso Félix de Sousa.

Continua após a publicidade

A prova de domingo terá início às 13h e duração de cinco horas.

UFMG
A primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais acontecerá em 16 cidades do estado. São 63.959 candidatos inscritos que concorrem a 6.600 vagas em 75 cursos de graduação. Dez deles são novos: Biomedicina, Relações Econômicas Internacionais, Engenharia de Sistemas, Antropologia, Ciências Socioambientais, Controladoria e Finanças, Dança, Museologia, Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Química Tecnológica. O Enem também não ajudará os vestibulandos a passar na UFMG: a instituição é mais uma das que decidiram por não considerar a nota do exame.

As obras da literatura obrigatória da federal mineira são: Sermão da Sexagésima, de Padre Antônio Vieira; Bom crioulo, de Adolfo Caminha; Cobra Norato, de Raul Bopp; Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, e Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles.

A segunda fase da universidade será realizada de 4 a 11 de janeiro. Os cursos mais concorridos são Medicina, com 34,52 candidatos por vaga, e o estreante Biomedicina, com 22,98.

– Vai fazer a primeira fase da UFMG? Fique ligado nas dicas dos professores!

UFAL
A Universidade Federal de Alagoas dará início ao processo seletivo para 2010 no domingo. Com quatro dias de prova (29 a 02 de dezembro), a universidade tem 26.812 inscritos para as 4.793 vagas oferecidas nos 69 cursos de graduação. A UFAL passa por um período de reformulação do vestibular, visto que optou por deixar de selecionar o estudante de maneira seriada (com provas sendo feitas no fim de cada ano do ensino médio), como vinha fazendo nos últimos anos, e passará a utilizar o novo Enem como fase única a partir de 2011. Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será utilizado para preencher as vagas remanescentes da instituição.

Os cursos mais concorridos nesta edição do vestibular são Medicina, com 26,7 candidatos por vaga, e Enfermagem no campus de Arapiraca, com 20, 3.

UFRR
A Universidade Federal de Roraima oferecerá 1.118 vagas para os 34 cursos de graduação em seu exame que terá início às 8h do domingo. O Enem será utilizado para o processo seletivo de estudantes interessados em transferir-se para a universidade e, a partir de 2010, para o preenchimento de 20% das vagas.

Os livros de leitura obrigatória escolhidos este ano foram A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queiroz, Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector e São Bernardo, de Graciliano Ramos. A segunda etapa do vestibular da UFRR, destinada aos cursos de Arquitetura, Artes Visuais, Comunicação Social e Gestão Territorial Indígena, com testes de habilidades e conhecimentos específicos, ocorrerá no dia 20 de dezembro.

NOVO ENEM E AS FEDERAIS
Uma das propostas anunciadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na ocasião do lançamento do novo Enem foi a de que as universidades federais brasileiras adotassem o novo exame como seleção de estudantes para seus cursos. Caso aderissem, os vestibulandos teriam a possibilidade de prestar várias delas ao mesmo tempo, sem sair de seus estados, visto que bastaria que fizessem inscrição e a nota obtida no Enem valeria como vestibular.

No entanto, como têm autonomia para uma decisão desse tipo, poucas universidades optaram por aderir ao novo Enem como fase única (o que possibilitaria que os vestibulandos se candidatassem simultaneamente a vagas em diversas federais) e muitas delas chegaram até mesmo a excluir o exame de seus processos seletivos por conta do vazamento e consequente adiamento da prova.

Algumas federais, como UFAL e UFRR, prometem utilizar o novo Enem como método de ingresso nos próximos anos. Resta esperar para ver se, de fato, o novo Exame Nacional do Ensino Médio representará o “fim do vestibular tradicional”, como declarou o Haddad.

– Leia mais notícias de Vestibular

– Leia mais sobre o Enem

Continua após a publicidade
Publicidade