Economia é um assunto que faz parte da nossa vida. Ainda que muitos não entendam nem se interessem, somos afetados por ela o tempo todo, no cotidiano, nas relações sociais. Não é preciso entrar no mercado de trabalho para saber: basta o simples gesto de comprar algo.
Apesar de o sistema econômico ser complicado e cheio de nuances, algumas obras conseguem nos ajudar a entender um pouco as engrenagens do capitalismo e como entramos em crises e colapsos econômicos.
Seja porque você quer estudar Economia ou apenas entender esse assunto, confira estas sete produções:
Inside Job (2010)
Esse documentário é crucial para entender a crise de 2008. A produção tenta revelar a estrutura financeira mundial e, também, como o colapso aconteceu. Aborda, ainda, o estilo de vida americano e a atuação do sistema financeiro, que tinha um clima de celebração eterna, como vemos no filme O Lobo de Wall Street, que retrata uma vida de luxo e abusos inspirada por histórias reais. A produção explica didaticamente as peças do mundo financeiro que levaram à crise, mostrando a corrupção sistêmica que acontecia dentro do mercado político e econômico.
Disponível no Youtube e na Prime Video.
A Grande Aposta (2015)
Com uma perspectiva totalmente diferente, esse drama-comédia mostra o ponto de vista dos agentes econômicos sobre a crise de 2008. Apesar de ficcional, o filme se apoia em diversos aspectos da realidade para narrar a história de um grupo que percebeu o risco do colapso e decidiu apostar (ou seja, investir) na, então, possível crise econômica.
Diferentemente de Inside Job, a produção não tenta explicar detalhadamente a estrutura econômica. Mas foca na atuação dos bancos, das corretoras de valores e das agências reguladoras no acontecimento. O filme é provocador e pode trazer várias reflexões.
Disponível na Netflix.
A Ascensão do Dinheiro (2008)
Inspirado no livro de mesmo nome do professor de Harvard Niall Ferguson, essa série documental britânica explica a história do dinheiro. Simples assim, ou nem tanto. A produção tem seis episódios e apresenta como surgiu o dinheiro e como chegamos nesse complexo sistema financeiro capitalista do século 21. Além disso, o próprio autor conta como a economia moldou nossas relações sociais em todas as esferas, até a forma como vemos o mundo.
Disponível no Youtube.
Eu, Daniel Blake (2016)
O filme conta a história de um carpinteiro britânico para argumentar que o Estado de Bem-Estar Social, que perdurou por décadas na Europa, acabou. Depois de um ataque cardíaco que o impossibilita de voltar ao trabalho, Daniel procura pelo serviço social inglês para conseguir auxílio do governo. Diferentemente do que esperava, a burocracia e a frieza estatal impossibilitam o acesso aos seus direitos. O filme retrata a precarização dos serviços públicos e, também, as condições de diversos cidadãos à mercê do mercado de trabalho para sobreviver.
Disponível no Youtube, no NOW e na Netflix.
Um Novo Capitalismo (2017)
A produção apresenta empreendedores do Brasil, do México e da Índia que estão pensando em um capitalismo mais preocupado em diminuir a desigualdade social. Contando a histórias de vários pequenos empreendedores locais, o documentário mostra os obstáculos de pensar alternativas e sobreviver em um mercado competitivo. E, também, a realidade de diversas pessoas que vivem na pobreza, sem acesso a recursos básicos. Entre ter lucro, crescer e ajudar a sociedade, esses projetos mostram que pode ser possível construir uma sociedade que enfrenta problemas sociais coletivamente.
Disponível no Youtube e na Netflix.
O que você Faria? (2005)
O que você faria se, durante uma seleção de emprego, ficasse preso em uma sala com seus competidores? É isso o que acontece nesse filme, quando seis executivos disputam uma única vaga importante de uma empresa em Madri. Enquanto nas ruas acontecem protestos contra o Fundo Monetário Internacional, os candidatos são postos à prova em um método não convencional. Eles devem enfrentar desafios da seleção, sabendo que há um funcionário infiltrado no grupo para avaliá-los. O filme discute a competitividade no mundo do trabalho e ajuda a pensar sobre ética e economia.
Disponível aqui.
The China Hustle (2017)
O documentário mostra que, apesar de toda essa lista de produções para explicar a economia, pouco aprendemos sobre as consequências de esquemas fraudulentos no sistema financeiro. Em um cenário mais recente, vemos uma busca desenfreada, no mercado financeiro de Wall Street, por lucros altos e fáceis ao usar empresas chinesas para enganar investidores. A obra pretende questionar a falta de regulamentação do sistema financeiro e conta a história do que vem acontecendo ao redor do mundo nas bolsas de valores.
Disponível na Netflix, no Prime Video, no iTunes e no Google Play.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.