logo-ge

6 livros indicados por grandes personalidades

Que tal ler uma das obras preferidas da Oprah ou do Bill Gates?

Nessa quarentena, muitas pessoas estão explorando diferentes hobbies para passar o tempo e conquistar mais conhecimento. Uma ótima forma de fazer isso é lendo. Seja um conteúdo mais teórico ou algo para exercitar sua mente, a atividade é extremamente benéfica para nosso cérebro. Já parou para pensar o que pessoas muito bem-sucedidas, que são referência ao redor do mundo, leem no seu tempo livre? Separamos seis livros indicados por grandes personalidades para você conhecer. Confira:

A Bailarina de Auschwitz, de Edith Eva Eger
(por Bill Gates)

A autora Edith Eger conta nesse livro toda sua história de sofrimento, humilhações e muita superação. Ela tinha 16 anos quando foi enviada para o campo de concentração de Auschwitz. Seus pais morreram na câmara de gás, mas ela foi encontrada em uma pilha de corpos por soldados americanos. 

Anos depois, Edith estudou Psicologia e passou a ajudar vítimas de violência e veteranos de guerra com estresse pós-traumático. A obra reúne tanto suas memórias quanto histórias de pacientes. A ideia é mostrar a importância de confrontar o sofrimento para encontrar liberdade.

Disponível aqui

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, de Maya Angelou
(por Oprah Winfrey)

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola é o primeiro dos cinco volumes da autobiografia de Marguerite Ann Johnson, ou Maya Angelou, poeta, escritora, cantora e ativista. Nascida em 1928, ela foi criada no sul dos Estados Unidos por sua avó paterna. O livro aborda as dificuldades e preconceitos que enfrentou principalmente durante a infância. Uma edição de 2015 da obra, originalmente publicada em 1969, apresenta um prefácio escrito por Oprah.

Disponível aqui

Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez
(por Barack Obama)

Uma das obras mais importantes da literatura latino-americana e um dos mais famosos do colombiano Gabriel Garcia Márquez, Prêmio Nobel de Literatura em 1982. São mais de 50 milhões de exemplares vendidos, em 46 idiomas. 

Cem Anos de Solidão narra a história da família Buendía em Macondo, um vilarejo fictício. Mesclando elementos da realidade com magia, a obra apresenta diversas gerações com muitas características em comum, criando uma narrativa cíclica. 

Disponível aqui

Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari
(por Mark Zuckerberg)

Doutor em história pela Universidade de Oxford, Yuval Harari apresenta no livro a história da humanidade, relacionando o passado com o presente. Ele explora o fato de sermos a única espécie que cria coisas que não existem na natureza e pauta a vida atrelada a elas, como dinheiro ou direitos humanos. O autor ainda trabalha a relação do humano com o capitalismo, com o imperialismo, a arte e os avanços científicos.

Disponível aqui

Persépolis, de Marjane Satrapi
(por Emma Watson)

Considerada a melhor história em quadrinhos de 2004 na Feira de Frankfurt, Persépolis é a autobiografa da iraniana Marjane Satrapi. Ela tinha 10 anos quando se viu obrigada a usar véu e a estudar em uma sala de aula só de meninas. Na obra, ela narra a história do Irã dos anos 1970 até a década de 1990. Lembre-se que nesse período ocorreu a Revolução de 1979, que implantou a atual República Islâmica. Com um humor irônico, ela apresenta o dia a dia opressivo dos iranianos, convivendo com torturas, assassinatos, pressão nas escolas e a guerra contra o Iraque (1980-1988).

Disponível aqui

Veja também

O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen
(por Steve Jobs)

O que é necessário para uma empresa ser bem-sucedida? Segundo o autor de O Dilema da Inovação, algumas atitudes consideradas corretas, como ouvir os clientes ou investir em novas tecnologias, não são suficientes. Ele apresenta casos de sucesso e de fracassos de empresas renomadas, além de regras para realmente inovar. Essa obra pode ajudar não apenas quem sonha em ser empreendedor. Afinal, a inovação fará a diferença em qualquer profissão.

Disponível aqui

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.