logo-ge

Física sem mistério: filmes que mostram a ciência matemática em ação

Aprenda sobre Física com esses filmes e documentários sobre a humanidade, o tempo e muito mais

Física é para os fortes, como dizem por aí. Entre teorias intrincadas e equações intermináveis, você pode ter medo de viajar por esse mundo antes mesmo de começar a jornada. Mas essa ciência matemática se aventura a desvendar enigmas fascinantes – ainda que complexos –, como a origem do universo. Selecionamos produções que se desafiam a falar sobre Física para todo mundo entender.

Particle Fever (2014)

Esse documentário mostra seis cientistas envolvidos em entender uma das descobertas científicas mais incríveis dos últimos tempos, o Bóson de Higgs. Também conhecida como partícula de Deus, ela leva esse nome por formar o átomo, partícula criadora de toda a matéria. A produção mostra o dia a dia dos pesquisadores envolvidos nesse estudo e como funciona o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider). O diretor Mark Levinson é doutor em Física e acompanhou o grupo durante alguns anos para desenvolver o documentário.

Disponível no Prime Video.

Estrelas Além do Tempo (2017)

Durante a Guerra Fria, três figuras protagonizaram os avanços da corrida espacial dentro da Nasa. O filme inspirado nas histórias reais das matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson mostra como elas contribuíram para os Estados Unidos nessa disputa, ainda que fossem constantemente discriminadas pelo racismo e pelo machismo. Na narrativa, acompanhamos Katherine enfrentar várias dificuldades ao lado dos físicos da Nasa responsáveis pela missão de levar o primeiro homem à Lua.

Disponível no YouTube e na Google Play.

Quando Tempo o Tempo Tem? (2016)

Com direção de Adriana Dutra e Walter Carvalho, esse documentário discute o que é o tempo. A partir das entrevistas com diversos pesquisadores, entendemos que a forma como o definimos através de dias, horas, minutos é ainda muito superficial para dar conta de sua complexidade. Apesar de a narrativa do filme se propor a explicar a nossa consciência do tempo, as entrevistas também trazem perspectivas de físicos, matemáticos e como a tecnologia lida com o tema. E, ainda, se algum dia será possível sermos eternos!

Disponível na Netflix.

Interestelar (2014)

Esse sucesso de bilheteria do diretor Christopher Nolan usa a Astrofísica como a ferramenta mais importante dessa ficção. Mas calma! Você não precisa entender tudo sobre ondas gravitacionais, buraco negro ou relatividade geral. O filme consegue explicar tudo muito bem a partir da história de uma equipe de astronautas que viaja por um buraco de minhoca para salvar a Terra pré-apocalíptica. A obra se dedicou tanto a trazer esses temas para o público leigo que um dos roteiristas, Jonathan Nolan (o irmão do diretor), fez um curso de Física e ainda teve a ajuda de Kip Thorne, físico teórico e colega de trabalho de Stephen Hawking.

Disponível no YouTube.

O Menino que Descobriu o Vento (2019)

O filme foi baseado na história real de William Kamkwamba. O jovem do Malauí, cansado de ver sua família sofrer com a pobreza e a falta de recursos, desenvolve aparelhos movidos a energias renováveis, como o vento e o Sol. Entre suas contribuições, William criou uma bomba a partir de objetos descartados na cidade capaz de abastecer toda a vila com água potável.

Disponível na Netflix.

Bônus: episódio Aprendendo a Viajar no Tempo, do Mundo Mistério (2020)

A nova produção da Netflix, a série Mundo Mistério, conta com a apresentação do youtuber Felipe Castanhari para falar explicar a ciência e a natureza. No terceiro episódio, Felipe e seus assistentes explicam os conceitos de espaço, tempo e gravidade para explicar que a viagem no tempo é possível.

Disponível na Netflix.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.