Provavelmente já te disseram que o tomate não é um legume ou uma hortaliça, e você pode ter respondido de pronto: claro que não, é uma fruta! Bem… não apenas. O tomate é, antes de tudo, um fruto. Embora os dois termos sejam muito parecidos, existe uma série de conceitos da botânica que fazem eles serem diferentes entre si e que vão muito além do sabor e da textura.
Abaixo, entenda essas diferenças.
Qual a diferença entre fruto e fruta?
Fruto é uma estrutura que se desenvolve a partir do ovário da flor após a polinização. Ele contém as sementes da planta e tem como objetivo proteger e ajudar na dispersão das sementes.
Existem diferentes tipos de frutos, incluindo frutos simples (derivados de um único ovário de uma única flor), como as laranjas, e frutos compostos (derivados de múltiplos óvulos ou flores), como abacaxis e figos.
Além disso, os frutos podem ser classificados como carnudos (como uvas e tomates) ou secos (como nozes e vagens de feijão), dependendo de sua composição e textura.
Vale ressaltar também que nem todos os frutos são comestíveis para os humanos.
+ Biologia Vegetal: Como cai na prova
Já o termo “fruta” é frequentemente usado como uma categoria mais ampla que inclui os frutos comestíveis, e geralmente doces, de plantas com flores. As frutas são geralmente suculentas também, o que as torna atraentes para os animais, incluindo humanos, que as consomem como alimento.
As frutas também desempenham um papel importante na dispersão de sementes, já que os animais consomem a fruta e, em seguida, dispersam as sementes por meio de seus resíduos.
Exemplos comuns de frutas incluem bananas, laranjas, entre outros.
+ O que mais cai em biologia no Enem?
Fruto ou pseudofruto?
É muita categoria, a gente sabe! Mas antes de ir embora deste texto, você precisa saber também que, na botânica, existe ainda uma diferenciação entre fruto e pseudofruto.
É considerado pseudofruto (ou fruto falso) aqueles que se desenvolvem a partir de outras partes das flores, como o receptáculo ou o pedúnculo. O fruto, como já explicamos antes, é aquele que se desenvolve a partir do ovário.
Um exemplo bastante famoso de pseudofruto é o caju, já que o fruto verdadeiro do cajueiro é a castanha. Outros casos são o da banana, do morango e da maçã.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.