logo-ge

5 carreiras para quem gosta de Biologia

Gosta da área, mas não sabe qual caminho poderia seguir? Temos algumas sugestões que podem te ajudar nessa decisão

Ao escolher uma profissão vários fatores devem ser considerados. Entre eles, quem nunca se perguntou quais disciplinas da escola poderiam ser aperfeiçoadas no Ensino Superior?

Pensando nisso, elencamos seis carreiras para quem gosta da área de Biologia. Seja na área mais acadêmica ou em situações mais práticas, estas profissões permitem que você tenha um contato direto com essa ciência. 

Ciências Biológicas

Quem opta por seguir esta carreira estuda as formas de vida, pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos e analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O curso oferece licenciatura e bacharelado. Como o campo de estudos na graduação é muito amplo, é possível seguir diversos caminhos, conforme seu interesse.

Biomedicina 

O profissional da Biomedicina é responsável por estudar doenças que acometem os seres humanos, analisando os diagnósticos, causas e possíveis tratamentos para combatê-las. Para isso, pode trabalhar em hospitais, clínicas ou institutos de pesquisa, por exemplo.

Gestão Ambiental 

O profissional dedicado à Gestão Ambiental estuda o cenário ambiental para que os impactos causados tanto pela exploração de recursos naturais quanto pelas atividades realizadas por seres humanos sejam os menores possíveis.

Ecologia

O curso de Ecologia permite que o estudante analise a relação entre o homem e a natureza, avaliando os impactos causados por ações humanas e buscando soluções para preservar os recursos naturais e diminuir os desequilíbrios ambientais desencadeados.

Biotecnologia 

O biotecnólogo é responsável por desenvolver e aplicar tecnologias nas mais diversas áreas, como saúde, química, ambiental, agricultura etc. Durante a graduação, o estudante pode se dedicar, por exemplo, a pesquisas sobre novas maneiras de combater microrganismos e bactérias prejudiciais ao ser humano.