logo-ge

Gosta de história? 9 séries que você não pode perder

Essas obras têm como pano de fundo acontecimentos importantes e ajudam a entender aspectos culturais e políticos de diversas épocas

Existem muitas formas de entender melhor um determinado período ou contexto histórico. Aulas expositivas, leitura, exercícios e resumos são as mais tradicionais. E, muitas vezes, filmes e séries podem ser ótimas ferramentas para complementar os estudos.

Para isso, listamos 9 séries que se passam em diferentes momentos e regiões para que você consiga relaxar e ainda aprender mais sobre aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais pelo mundo. Confira:

Downton Abbey

 (Divulgação/Divulgação)

Apesar de apresentar personagens fictícios, Downton Abbey é uma ótima opção para acompanhar e entender melhor determinados acontecimentos que alteraram a estrutura da sociedade e os rumos da história.

O início da Primeira Guerra Mundial, o movimento em prol do sufrágio feminino, conflitos políticos e a decadência de sistemas e tradições da época são pano de fundo para a história de uma família logo após o naufrágio do Titanic, em abril de 1912.

Veja também

Spartacus

A série conta a história do famoso Spartacus, um escravo que liderou uma revolução na Roma Antiga. 

Após ser capturado e afastado de sua família, é condenado a viver na arena de gladiadores, que era uma forma de entretenimento da população da época. Entre lutas brutais, mortes, sangue, traições e corrupção, a obra mostra a história de Spartacus tentando sobreviver nesse cenário e recuperar sua família. 

The Last Kingdom

 (Netflix/Divulgação)

A série se passa na Grã-Bretanha em 872. Na época, muitos reinados que hoje formam a Inglaterra foram tomados pelos vikings.

Ideal para entender melhor a sociedade inglesa medieval, The Last Kingdom conta a história de um jovem da nobreza que ainda criança é sequestrado por vikings e enfrenta o dilema de permanecer com eles ou tentar reconquistar o trono.

The Crown

 (Netflix/Divulgação)

Sucesso produzido pela Netflix, The Crown conta a história da rainha Elizabeth II. Tendo como pano de fundo eventos históricos do século XX, a série mostra a trajetória da filha do rei George VI desde sua infância até os desafios após assumir o trono.

A obra é ideal para quem quer entender a cronologia de diversos acontecimentos da época, o contexto mundial e conhecer melhor a família real. Além disso, a produção chega a ser didática para mostrar questões políticas, sociais e econômicas do país e do mundo. Os detalhes de figurinos, cenários e a representação de figuras fundamentais da história também é um destaque da série. 

Veja também

Call The Midwife

A partir de uma história fictícia, Call The Midwife retrata aspectos do cotidiano e dos desafios enfrentados por mulheres que viviam na periferia de Londres, na década de 1950, no pós-guerra. 

A personagem que conduz a série é Jenny Lee, de 22 anos, uma enfermeira que realiza partos com um grupo de freiras na cidade.

Juana Inês

 (Netflix/Divulgação)

Juana Inês é uma série mexicana que conta a história da mulher considerada a primeira feminista da América. Escritora, filósofa, freira e poetisa, Juana teve uma grande importância política no México do século XVII. 

A obra apresenta sua história e os desafios que enfrentou na época. Ao tentar questionar dogmas religiosos e o patriarcado, passou por uma série de humilhações. 

The Tudors

Uma série fundamental para quem deseja saber mais sobre um dos períodos mais importantes da Reforma Religiosa que ocorreu na Inglaterra é The Tudors.

Ela retrata a vida do rei Henrique VIII, pai da rainha Elizabeth I, que foi casado com Catarina de Aragão e, em pleno século XVI, resolveu se separar para casar com Ana Bolena. O rei rompeu os laços com a Igreja Católica, fundando sua própria igreja.

Além de acompanhar o surgimento da Igreja Anglicana, a série explora diversos acontecimentos históricos que envolveram o reinado de Henrique VIII e a Inglaterra nesse contexto. 

Narcos

Contando com a atuação de Wagner Moura, a série é sobre a história de Pablo Escobar, traficante colombiano que se tornou um dos homens mais ricos do mundo devido aos crimes que cometia. Ele também foi chefe do Cartel Medellín, uma rede que atuou dentro e fora da América Latina durante as décadas de 1980 e 1990.

Mas vale ressaltar que Narcos vai além e também faz um panorama do narcotráfico, explorando sua origem e determinados conflitos de cunho político e civil que envolvem o tema.

Versailles 

 (Divulgação/Divulgação)

A série se passa em 1667 e gira em torno da mudança da corte da França para Versalhes. Na época, a nobreza estava insatisfeita com a monarquia e passou a se rebelar. 

A partir disso, o rei Luís XIV, então com 28 anos, toma a decisão de mover a corte para o palácio. Em Versailles, é possível também ficar por dentro dos conflitos e paixões do rei na época.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s