logo-ge

História – Colonização do Brasil

Professor tira dúvida sobre história

Por que a Coroa portuguesa decidiu colonizar suas terras na América somente em 1532, mais de 30 anos após a chegada de Cabral?
Enviado por Ezequiel Lorenzett

Portugal, após ter chegado às Índias com Vasco da Gama em 1498, empenhou-se nas três décadas seguintes (início do século XVI) em expandir e fortalecer o rico comércio das especiarias orientais da Ásia, e deixou o Brasil à mercê dos aventureiros interessados em lucrar com a extração do pau-brasil.

Quando os lucros das especiarias começaram a ficar mais reduzidos por causa do aumento dos gastos para manter os domínios portugueses na África e na Ásia (naufrágios, estabelecimento de fortes e de feitorias, revoltas das populações locais, expulsão dos portugueses etc.), Portugal sentiu-se mais interessado em colonizar a terra brasileira, mesmo porque os adelantados espanhóis Cortez e Pizarro haviam descoberto as civilizações dos astecas e incas, ricas em ouro e prata na América.

Era provável a existência de metais preciosos também no Brasil, e, enquanto estes não eram localizados, optou-se pela colonização através do sistema de capitanias hereditárias e pela introdução da agricultura canavieira.

Questão respondida pelo professor Antônio Carlos Güttler: graduado em História pela UnB (Universidade de Brasília) e mestre em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).