Podcast Marca Texto destrincha ‘Nove Noites’, de Bernardo Carvalho
O jornalista Felipe Sali e o professor de literatura Fernando Marcílio, do curso Anglo, falam sobre os detalhes do livro cobrado na Fuvest
Precisa de uma mão para estudar as obras cobradas nos vestibulares? O podcast Marca Texto é uma parceria do GUIA DO ESTUDANTE com o Curso Anglo e explica de forma simples os livros tratados na Fuvest, Unicamp e principais vestibulares do Brasil.
Neste terceiro episódio, o jornalista Felipe Sali recebe o professor do Anglo Fernando Marcílio para comentar detalhes do livro ‘Nove Noites‘, de Bernardo Carvalho.
Sobre Nove Noites
Em 1939, aos 27 anos, o antropólogo americano Buell Quain se suicidou após uma estada na aldeia dos índios krahô, situada no Tocantins. Sem motivos aparentes, Quain retalhou-se e enforcou-se na frente de dois índios que fugiram apavorados no meio da floresta.
A história de Quain é real e o escritor Bernardo Carvalho soube do fato por meio de um artigo publicado no Jornal de Resenhas, da Folha de S. Paulo, escrito pela antropóloga Mariza Corrêa. Em busca de mais dados sobre a morte do antropólogo, o autor resolveu relembrar essa história adicionando fatos autobiográficos, no romance Nove Noites. O livro integra a lista de leituras exigidas para o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).
++ Fuvest e Unicamp 2021: veja a lista de obras obrigatórias do vestibular
Sobre Bernardo Carvalho
Bernardo Teixeira de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em 1960. Romancista, contista, jornalista e tradutor. Segundo a definição da Enciclopédia online do Itaú Social, “Bernardo Carvalho destaca-se no panorama da literatura brasileira pelo caráter contemporâneo de seus romances, dotados de narrativa fragmentada, discurso polifônico e personagens deslocados, em buscas inexoravelmente destinadas ao fracasso”.
Publicou o volume de contos Aberração (1993) e os romances Onze (1995), Os bêbados e os sonâmbulos (1996), Teatro (1998), As iniciais (1999), Medo de Sade (2000), Mongólia (2003), Nove Noites (2006), O sol se põe em São Paulo (2007), O filho da mãe (2009), Reprodução (2013) e Simpatia pelo demônio (2016) e o recém-lançado O Último Gozo do Mundo (2021), todos lançados pela Companhia das Letras.
Compre Nove Noites aqui
CRONOGRAMA 2ª TEMPORADA MARCA TEXTO 2021
Estreia 29/06 – Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência
06/07 – Guimarães Rosa – Campo Geral
13/07 – Bernardo Carvalho – Nove Noites
20/07 – Racionais Mc’s – Sobrevivendo no Inferno
27/07 – Luís de Camões – Sonetos escolhidos
03/08 – Fernando Pessoa – O Marinheiro
10/08 – Júlia Lopes de Almeida – A Falência
17/08 – Raul Pompeia – O Ateneu
Na primeira temporada, o Marca Texto trabalhou os livros cobrados na Fuvest 2020. Cada obra tem um episódio específico, dividido em blocos de resumo, interpretação, contexto histórico e análise de personagem.
CONFIRA E OUÇA OS EPISÓDIOS DA PRIMEIRA TEMPORADA:
João Guimarães Rosa – Sagarana
Gregório de Matos – Poemas Escolhidos
Helena Morley – Minha Vida de Menina
Carlos Drummond de Andrade – Claro Enigma
Machado de Assis – Quincas Borba