Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Na reta final, Jornal da USP publica análises das obras da Fuvest

A poucos dias para a primeira fase, publicação reúne análises das obras de leitura obrigatória no exame

Por Luccas Diaz Atualizado em 8 mar 2021, 19h50 - Publicado em 4 jan 2021, 13h24

Faltando menos de uma semana para a primeira fase da Fuvest, o Jornal da Universidade de São Paulo (USP) liberou uma série de conteúdos com professores e especialistas analisando todas as obras de leitura obrigatória para a realização da prova. Entre as nove leituras, há obras de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Eça de Queirós e outros grandes autores que representam diferentes movimentos e períodos da literatura de língua portuguesa.

O Jornal da USP coletou vídeos de análises publicados no Canal da USP, assim como as transmissões feitas pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), no projeto BBM no Vestibular. Esta, durante todo o ano, convidou professores da universidade para analisarem as obras requisitadas no vestibular. Materiais em texto, publicados no Jornal da USP, também estão reunidos na página. Para acessar os conteúdos, basta clicar aqui. Abaixo, um dos vídeos, sobre o livro Campo Geral.

Em comparação com a prova de 2020, a edição deste ano conta com a substituição de três obras; saem Sagarana, O Cortiço e Minha Vida de Menina; entram Campo Geral, Romanceiro da Inconfidência e Nove Noites. A lista completa das leituras obrigatórias da Fuvest 2021 é: Poemas Escolhidos (Gregório de Matos), Quincas Borba (Machado de Assis), Claro Enigma (Carlos Drummond de Andrade), Angústia (Graciliano Ramos), A Relíquia (Eça de Queirós), Mayombe (Pepetela), Campo Geral (Guimarães Rosa); Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles) e Nove Noites (Bernardo Carvalho).

Feita pela Fundação Universitária para o Vestibular, a avaliação é a porta de entrada para a universidade e é considerada por muitos estudantes como a mais difíceis dos vestibulares tradicionais. A primeira fase ocorre nesse domingo, 10.

Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico: bolsas de estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

Continua após a publicidade
Publicidade