Os romanos recebiam em sal? A curiosa origem da palavra “salário”
Como um dos bens mais preciosos da Antiguidade, o sal, se transformou na palavra que usamos para falar de remuneração até hoje. Será mesmo?
Já reparou que “salário” se parece muito com a palavra “sal“? Como se fosse até um derivado? A similaridade é tanta, que acabou virando lenda. Há uma crença popular que diz que a remuneração ganhou esse nome porque, nos tempos da Roma Antiga, os soldados eram pagos por seu serviços em sal. Isso mesmo, em vez de receber moedas, os soldados recebiam saquinhos de sal. Mas será que isso é verdade mesmo? Ou é mais um daqueles mitos que se popularizam em relação aos tempos antigos? Conheça a curiosa origem da palavra “salário”.
+ Roma, mouros e colonização: entenda as origens da língua portuguesa
“Salário” tem raízes no latim: vem de salarium, que por sua vez deriva de sal, a mesma palavra que usamos no português para “sal”. Isso quer dizer que, sim, a ideia de “salário” está associada a de “sal”. E não à toa: historicamente, o mineral sempre foi um bem valioso.
Ele servia não apenas como tempero, mas (principalmente) como conservante de alimentos — algo essencial para a vida pré-geladeira. Em um contexto onde era preciso conservar carne, peixe e outros alimentos sem refrigeração, o sal equivalia a uma mercadoria indispensável.
Diante desse valor atribuído, popularizou-se a hipótese de que a palavra salarium significaria a quantida de sal que era dada como pagamento aos soldados romanos. E, cá entre nós, visto o papel que o mineral tinha na vida antiga, a explicação não seria de toda absurda.
Mas a verdade é que essa associação é, de fato, um daqueles mitos que se popularizou sem evidência nenhuma de veracidade.
+ 11 filmes e séries para quem é fã de mitologia grega
Pagamentos em sal?
Nenhuma fonte da época documenta que os soldados romanos eram remunerados em sal ou que existisse um pagamento rotineiro feito com o mineral. Ao que tudo indica, a associação entre sal e pagamento se restringe apenas à etimologia das palavras, com documentos e inscrições romanas mostrando que o termo salarium já era usado como sinônimo de remuneração monetária – não de entrega de sal.
A ideia de que “salário” tenha esse nome porque soldados romanos recebiam em sal não passa de um mito popular — explicação atraente, sim, mas sem nenhuma evidência comprovada.
A História é cheia dessas: aposto que você já acreditou que as pessoas da Idade Média tomavam banho uma única vez por ano, por exemplo.
+ Conheça 5 mitos sobre a Idade Média
Mas por que a semelhança?
Essa é a parte que pode confundir nossas cabeças modernas. A palavra “sal”, de fato, originou o termo “salário”. Não porque as pessoas recebiam em saquinhos de sal, mas, sim, porque o mineral era visto como um bem tão precioso que, por analogia, passou a designar pagamento, compensação, verba.
É como se, ao concluir um trabalho, o funcionário recebesse o seu “pagamento para comprar sal”, o seu salarium.
+ “Aluno” quer dizer sem luz? Entenda o mito sobre a origem da palavra
Dada a importância do mineral na vida cotidiana, era uma forma de expressar que aquele dinheiro recebido era a compensação pelo trabalho feito, que poderia ser usado para comprar um dos bens mais importantes do dia a dia da época, o sal.
Uma analogia moderna que pode nos ajudar a entender essa evolução da palavra é pensar na palavra “trocado”. Como quando dizemos que demos um trocado para alguém, ou que alguma coisa custou apenas um trocado.
A palavra vem da ideia de “troco”, que (quando o dinheiro em espécie ainda era a forma mais comum de pagamento) é a quantia que recebemos de volta ao pagar uma compra com uma nota de maior valor. Ou seja, “um trocado” nada mais seria do que quantia pequena, não valiosa, barata. A ideia por trás de uma palavra já existente, originou uma nova, derivada.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Qual o plural de mal-estar?
Fuvest 2026 divulga nota de corte para segunda fase; veja aqui
Resultado Unesp 2026: veja lista aprovados para segunda fase
Veja notas de corte para a segunda fase da Unesp 2026
Como se pronuncia “advogado”: é “adivogado” ou “adevogado”?





