Calma: a gente concorda que tomar banho é muito bom. Estamos falando aqui nesse texto sobre a expressão “vai tomar banho”, que muitas pessoas falam quando estão com raiva de alguém que está enchendo o saco.
E como algo saudável se tornou uma expressão com sentido negativo? Sua provável origem está justamente na ideia que vincula o banho à higiene, ligada, por sua vez, à pureza, enquanto que a sujeira estaria ligada ao pecado. É só lembrar do batizado (presente em vários grupos, religiosos ou não), que nada mais é do que um banho purificador. “Sujo”, inclusive, é um dos muitos nomes dados ao diabo. Aqui no Brasil as pessoas também chamam atos de desonestidade e outros crimes de “sujeira”.
Então, nesse sentido, tomar banho seria útil para se purificar em busca de uma melhora no caráter (para ser uma pessoa mais legal).
A ordem do banho
Quando pensamos em Idade Média e em banho, é normal que na nossa cabeça esses dois conceitos se estranhem um pouco. Mas a ideia de tomar banho era muito valorizada, principalmente por reis. O ato de se lavar tinha uma importância tão grande que, em 1399, o rei Henrique IV criou na Inglaterra a Ordem do Banho.
Nessa ordem de cavalaria, que existe até hoje com algumas alterações nos rituais, os novos integrantes têm que tomar banho durante a cerimônia em que recebem o título. A água simboliza a purificação espiritual e os escolhidos são chamados de Cavaleiros do Banho.
(Via Aventuras na História)
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.