PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Realismo mágico: conheça o movimento literário por trás de Cem anos de Solidão

Entenda a corrente literária que mistura o fantástico com o cotidiano

Por Redação
11 dez 2024, 10h03
cem-anos-de-solidao-netflix
 (Netflix/Divulgação)
Continua após publicidade

Aguardada por muitos fãs, nesta quarta-feira (11) estreia a série “Cem Anos de Solidão”, baseada no livro de mesmo nome de Gabriel García Márquez. Considerado um dos romances da literatura latino-americana mais famosos em todo mundo, rendeu ao escritor o prêmio Nobel de Literatura em 1982.

+ 3 fatos reais por trás de Cem Anos de Solidão

A obra conta a história da família Buendía ao longo de sete gerações, na fictícia cidade de Macondo. Por meio de uma narrativa que mescla o real e o fantástico, o autor explora temas como o tempo cíclico, o destino inevitável e as complexidades das relações humanas. Em resumo, é uma reflexão profunda sobre a história da América Latina, principalmente a Colômbia, suas contradições e sua busca por identidade.

O livro também é um dos exemplos mais clássicos do gênero do realismo mágico, misturando elementos sobrenaturais e a presença de eventos extraordinários, como fantasmas e premonições, com a rotina dos personagens. 

Já tinha ouvido falar dessa corrente literária? Vem que a gente te explica o que é.

Realismo Mágico

Esse é um estilo literário em que o autor insere elementos mágicos ou sobrenaturais em um cenário realista, mas o mais importante é que esses eventos extraordinários são tratados como normais pelos personagens da obra. Ou seja, no realismo mágico, a magia não é questionada ou destacada como algo fora do comum. Ela faz parte do cotidiano e é aceita sem estranhamento. O foco está na maneira como esses elementos coexistem com a realidade, sem grandes explicações ou conflitos.

Continua após a publicidade

No caso de “Cem Anos de Solidão”, o autor cria a cidade fictícia de Macondo, onde o real e o fantástico coexistem. O fantástico, como a ascensão de personagens ao céu e a chuva de flores, é tratado com naturalidade pelos personagens, que não se espantam com tais eventos. A magia é incorporada ao cotidiano de maneira fluida e orgânica, transformando Macondo em um lugar onde o impossível se torna possível, sem questionamentos.

Abaixo, confira outras obras que lançam mão do realismo mágico ou fantástico:

A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende

Box Trilogia A casa dos espíritos

isabel allende box

Allende mistura eventos sobrenaturais com a história de uma família, abordando questões políticas e sociais do Chile. Espíritos se comunicam com os vivos, e fenômenos inexplicáveis acontecem. A obra lida com a magia no contexto de uma realidade dura, em que a opressão social e política também é uma presença constante.

Continua após a publicidade

Ficções, de Jorge Luis Borges

O autor não segue as convenções tradicionais do realismo mágico, mas suas obras têm uma relação com o estilo por meio da introdução de elementos fantásticos e inexplicáveis que desafiam a realidade. Em Ficções, ele mistura labirintos, livros infinitos, mundos paralelos e outras realidades em um formato literário que questiona as fronteiras entre o real e o imaginário. O fantástico, em seus contos, é uma reflexão filosófica sobre a percepção da realidade.

Pedro Páramo, de Juan Rulfo

O romance, que também ganhou uma adaptação da Netflix, mistura realidade e morte de uma maneira que faz com que os personagens e o leitor se questionem sobre o que é real. O protagonista, após a morte de sua mãe, vai a um vilarejo onde os mortos ainda conversam entre si. O local parece ser habitado por fantasmas e o ambiente é onírico, com os vivos e mortos interagindo sem que ninguém se espante com isso.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel

Como água para chocolate

como agua

No romance de Esquivel, a cozinha e os pratos preparados pela protagonista, Tita, têm um poder mágico que afeta diretamente as emoções e os destinos das pessoas ao redor. A magia está ligada ao mundo sensorial da comida, e sentimentos como amor e dor se manifestam por meio dos pratos que Tita prepara, como se sua comida tivesse poderes sobrenaturais. A obra ganhou uma versão pela HBO neste ano e já pode ser conferida na Max.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Realismo mágico: conheça o movimento literário por trás de Cem anos de Solidão
Estudo
Realismo mágico: conheça o movimento literário por trás de Cem anos de Solidão
Entenda a corrente literária que mistura o fantástico com o cotidiano

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.