O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é considerado um dos vestibulares mais difíceis do país. Em decorrência da pandemia, o ITA aplicará a prova do vestibular 2021 no próximo domingo (22/11). Para auxiliar os estudantes na reta final dos estudos para essa prova de alto grau de complexidade e ampla concorrência, a equipe da Turma ITA do Curso Poliedro separou recomendações para quem busca um bom desempenho no processo seletivo.
1) Atenção às matérias de Inglês e Redação
Na primeira fase, todas as áreas do conhecimento têm o mesmo peso, exceto Inglês, que é um componente eliminatório. O aluno precisa acertar no mínimo 40% da prova para não ser desclassificado, mas o resultado não é contabilizado na média geral. Já na segunda fase, a Redação tem o mesmo peso das provas dissertativas de Matemática e Física. Assim, alunos que dominam a escrita têm maiores possibilidades de se destacarem no vestibular, afinal, a Redação equivale a 20% da nota total.
2) Não se engane pela nota de corte
Na prova do ITA existe uma margem de erro para as questões. A nota de corte da última edição foi aproximadamente 6,5, mas, não se engane! Como as questões são complexas e há grande concorrência, uma nota como essa não significa que seja fácil entrar. É preciso estar preparado para todas as áreas de conhecimento.
3) Prepare-se para a inspeção de saúde
O ITA conta com uma terceira etapa no vestibular, a de inspeção de saúde. É importante que o estudante mantenha o equilíbrio entre os estudos, a saúde o bem-estar. Busque realizar atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e atente-se aos níveis de estresse.
4) Leia o edital com atenção e reforce os estudos
O edital traz todas as informações relevantes sobre o exame: como é a prova, como a nota é calculada, qual é o peso de cada matéria e o que será cobrado. Vale ler ou reler nessa reta final!
O estudante deve prestar atenção no formato da prova, no número de questões e no tempo que terá para cada uma. É importante também ficar atento ao formato da redação. Isso ajuda a pensar nas melhores estratégias de estudo.
++ Conheça medidas de prevenção da covid-19 nos vestibulares
5) Faça a revisão e analise provas de anos anteriores
É interessante que o candidato deixe para revisar o conteúdo na reta final, porque amplia as chances de já ter passado por todos os tópicos e evita ansiedades desnecessárias. Uma ótima estratégia é refazer provas anteriores, que podem conferir maior entendimento acerca do estilo das questões e do formato do exame.
Além disso, o Poliedro fez um levantamento dos temas recorrentes no vestibular do ITA, considerando as provas do período entre os anos de 2008 e 2019. Confira quais são os tópicos mais cobrados!
++ Enem 2020: veja 13 possíveis temas de redação
Física
- Eletromagnetismo (11,4%)
- Ondulatória (10%)
- Eletrodinâmica (8,3%)
- Física Moderna (8,3%)
- Estatística (6,8%)
Matemática
- Polinômios e Equações Algébricas (13,1%)
- Geometria Analítica (11,4%)
- Geometria Plana (10,5%)
- Geometria Espacial (10%)
- Trigonometria (9,7%)
Química
- Eletroquímica (11,9%)
- Cinética Química (7,7%)
- Reações Orgânicas (6,3%)
- Reações Inorgânicas (5,4%)
- Soluções (5,1%)
Atenção!
Os candidatos que vão prestar o ITA no próximo domingo (22) devem ficar atentos com alteração em alguns endereços dos locais de prova e salas. A instituição recomenda que quem já tenha impresso o Cartão de Inscrição entre novamente no site e confira se houve alguma mudança no endereço.
É obrigatório levar esse cartão no dia da prova. E, claro, não se esqueça que o uso da máscara é indispensável!
Boa prova, estudante
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.