Assine com até 65% de desconto

Enem 2020: veja 13 possíveis temas de redação

Além das "apostas" para o exame, confira conteúdos do GUIA para se aprofundar nos temas

Por Juliana Morales Atualizado em 30 out 2020, 16h21 - Publicado em 27 out 2020, 10h18

Mandar bem na redação do Enem pode aumentar (e muito) as chances de ingresso na universidade, já que, sozinha, ela representa 1000 pontos na prova. Além de treinar a estrutura do texto cobrado, é importante estar por dentro dos debates presentes, principalmente, no cenário nacional. Eles podem te ajudar a desenvolver melhor bons argumentos e uma proposta de intervenção inteligente.

Para ajudar, conversamos com os professores de Redação e Português Fabiula Neubern, do Curso Poliedro em São José dos Campos, Thiago Braga, do Sistema de Ensino pH, Felipe Leal, do Curso Anglo, Simone F. G. Motta, do Colégio Etapa e com a Ana Cristina Campedelli e o Marcelo Lepre Maluf, da Oficina do Estudante. Eles elencaram 13 possíveis discussões que podem ser tema de redação no Enem 2020. Confira!

Internet

1) Saúde mental: Cyberbullying, depressão e suicídio 

As consequências da dependência tecnológica na saúde mental – e física também – das pessoas é um tema muito importante que tem sido debatido nos últimos anos, devido ao aumento do número de casos de depressão, ansiedade e suicídio entre os jovens.

O novo normal fortalece isso e pressupõe relações virtuais cada vez mais frequentes, alimentando uma cobrança social (aprovação por meio de likes e comentários) e estética (comparação com as imagens que usam efeitos e filtros) ainda maior. Esses problemas despontam como possibilidade de tema na medida em que sugerem fortes propostas de intervenção por parte do estudante.

Para ampliar essa discussão, vale a pena assistir o documentário da Netflix “O dilema das redes”, em que há muitas informações relevantes que podem ser usadas para discorrer sobre o assunto. O GUIA separou os principais pontos abordados pelo filme e também falou sobre como proteger a saúde mental das armadilhas das redes sociais.

2) Cultura do cancelamento 

Outro ponto atual em relação ao mundo digital, que afeta o comportamento e a saúde das pessoas, são as “políticas de cancelamento”, as quais excluem pessoas consideradas divergentes com o que se espera (ou se considera) correto para o momento. 

Já discutiu uma centena de vezes a cultura do cancelamento no Twitter mas não saberia como abordá-la em uma redação? O GUIA te explica neste texto. Além disso, abordamos especificamente o cancelamento da criadora da saga de livros Harry Potter, J.K. Rowling, acusada de transfobia, que divide a internet.

3) Combate às Fake News

A disseminação de notícias falsas é um problema nacional amplo e complexo. Sendo, assim, um prato cheio para as bancas de vestibulares na hora de escolher os temas de redação.

Como já falamos por aqui, a discussão das fake news esbarram em argumentos sobre os limites da liberdade de expressão. Então, confira neste link dicas de como argumentar e não caia em contradição.

Saúde coletiva

4) A importância do SUS para a garantia à saúde no Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema público de saúde do Brasil. Ele proporciona o acesso universal à saúde, ou seja, todos, sem exceções, podem usar os serviços oferecidos por ele sem nenhum custo. Essa perspectiva ideológica que fundamenta o SUS é totalmente alinhada à filosofia do Enem. Dessa forma, por por si só e pela sua relevância, o direito à saúde poderia ser tema da prova de redação do Enem, mas com a pandemia, as chances aumentam.

Usando como mote a tematica da série sobre medicina da Globo, “Sob Pressão”, explicamos aqui qual é o papel e como o SUS funciona.

5) A telemedicina no Brasil

Diante da necessidade de isolamento social e a sobrecarga de atendimentos ocasionados pela crise de saúde por conta da covid-19, a telessaúde (uso das tecnologias de informação e comunicação na saúde) foi regulamentada e sancionada em meados de abril deste ano no Brasil.

Porém, as discussões em torno da telemedicina são polêmicas e antigas. Um dos principais impedimentos para a regulamentação, antes da pandemia, era a resistência de médicos e pacientes quanto à eficácia dos atendimentos. Todo esse debate anterior e a mudança urgente podem virar tema de redação.

6) A dificuldade de universalização do saneamento básico no Brasil

O saneamento básico é um problema estrutural no Brasil que afeta muito o debate sobre saúde. No país, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, quase metade da população (47% ou quase 100 milhões de pessoas) não têm esgotamento sanitário e cerca de 35 milhões não têm água potável. 

Uma das questões que pode aparecer é a privatização. Muitos planos e metas foram traçados pelas instâncias governamentais ao longo dos anos e, em 2020, o Senado federal aprovou o novo marco legal do saneamento básico. O texto prorroga o prazo para o fim dos lixões, facilita a privatização de estatais do setor e extingue o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto. 

Pandemia

7) O novo normal

É inegável que a covid-19 mudou a rotina e trouxe uma realidade alterada bruscamente em função de novas condutas – éticas, sanitárias, de higiene, trabalhistas, entre outras. A redação do Enem, por exemplo, pode pedir que o aluno discuta a forma como o indivíduo se relaciona com essas novas condições.

Continua após a publicidade

Entre as discussões sobre um “novo normal” após a pandemia do coronavírus, é possível ver que algumas mudanças vieram para ficar. Em live do GUIA, especial sobre coronavírus, Claudio Falcão, professor de Geografia e diretor do sistema de ensino pH, falou sobre as contradições e avanços do mundo globalizado durante a pandemia e o que podemos esperar do futuro.

 

8) Consumismo pós-pandemia

Outra possibilidade é o exame focar em uma mudança específica em decorrência da pandemia. A quarentena modificou os hábitos de consumo das pessoas que, por conta do isolamento social, não puderam mais frequentar centros de compras, tais como feiras e shoppings. Discutir esses novos hábitos e inserir uma proposta de intervenção que efetive essas mudanças sem, no entanto, “quebrar” a economia, é uma tarefa viável, embora trabalhosa.

Veja também a nossa seleção de 12 temas ligados à covid-19 que podem ser tema de redação de vestibular.

Educação

9) O ensino a distância e os desafios do uso de tecnologia na educação

Com a suspensão das aulas presenciais na quarentena, as discussões sobre o emprego da tecnologia no ambiente de ensino e aprendizagem se tornou premente. O ensino a distância, implementado às pressas e sem muito preparo, não foi capaz de conter os prejuízos em um cenário de desigualdade, com tantos alunos (e professores) sem o acesso às ferramentas necessárias, como a internet, e ao suporte emocional. No GUIA, por exemplo, abordamos sobre os impactos psicológicos do ensino remoto e como o Ensino Médio brasileiro pede atenção e reforço na volta às aulas.

Perante a importância e atualidade, os conceitos de EAD, ensino remoto, ensino híbrido e exclusão digital podem aparecer no exame. A proposta de intervenção da redação, por exemplo, pode tratar da desigualdade e defasagem que os alunos enfrentarão no pós-pandemia.

10) O aumento da evasão escolar em tempos de pandemia

No ano passado, evasão escolar já era uma aposta de tema de redação do Enem, já que o Brasil tem a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo — são 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Com a crise mundial de saúde, o cenário fica ainda mais desolador. Pesquisas apontam a elevação nas taxas de evasão escolar dos alunos, especialmente, dos jovens e daqueles em situação de maior vulnerabilidade. Tal fato pode acarretar consequências perigosas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade e a economia.

Meio ambiente e animais

11) Relação entre desmatamento e o surgimento de novas epidemias

Mais um tema que fica ainda mais evidente em razão da pandemia. Assim como a doença que enfrentamos atualmente, existem diversas doenças que são causadas por vírus transmitidos de animais para humanos. Segundo um estudo publicado na revista Landscape Ecology, divulgado pelo Estadão, “essas e outras patologias podem ser causadas pelo desmatamento contínuo para uso agrícola do solo ou habitação humana, aproximando animais silvestres e seus vírus das pessoas”.

Veja mais conteúdos sobre desmatamento e destruição ambiental:

12) O combate aos maus-tratos a animais

O tema é bem atual, já que, em setembro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 1095/2019 que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Além dos animais domésticos, a discussão e problematização deve se estender aos animais silvestres. No Brasil, existe um grande tráfico de diversas espécies e os animais ficam presos em condições cruéis.

  • Racismo

    13) A persistência do racismo estrutural no Brasil

    O movimento “Black lives matter” trouxe à tona, em 2020, discussões sobre o racismo estrutural em diversos países, inclusive no Brasil.

    Em agosto, o GUIA recebeu textos de leitores sobre a proposta “caminhos para combater o racismo no Brasil”. Uma das redações foi escolhida e corrigida nos padrões das correções do Enem, ao vivo, pela professora de redação Ana Paula Severiano. No vídeo, ela falou sobre a estrutura de texto cobrada no exame e deu dicas para conseguir uma nota alta na prova.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade