logo-ge

Videoaula do Curso Enem: Capitalismo X Comunismo

Entenda tudo sobre a Guerra Fria a nova ordem instaurada com o fim da URSS

Tudo começou com a Guerra Fria. Bom, quase isso. O capitalismo já estava para lá de consolidado e o Manifesto Comunista, de Karl Marx, já havia sido lançado cem anos antes. Mas foi durante a Guerra Fria, que começou em 1947 e se estendeu até 1991, que esses dois modelos foram colocados de fato em confronto. Mais uma vez, quase isso. 

A Guerra Fria leva esse nome justamente porque não se configurou por confrontos físicos, mas sim por “competições” de demonstração de poder entre as duas superpotências envolvidas, Estados Unidos e União Soviética. A corrida armamentista e espacial, além da formação de instituições que se contrapunham, como o Plano Marshall e a Comecon e a Otan e o Pacto de Varsóvia, foram alguns dos acontecimentos que marcaram esses anos. 

Embora o conflito entre os protagonistas nunca tenha acontecido, o mundo todo sentiu os efeitos da Guerra Fria. Aconteceram nesse período as Guerras da Coreia, do Vietnã e a Crise dos Mísseis. Além disso, ditaduras militares pipocaram em vários países, em reação à “ameaça comunista”. 

Nessa aula, entenda todo o desenrolar dos conflitos envolvendo a Guerra Fria e como ela se encerrou, dando início a uma nova ordem multipolar. 

A aula “Capitalismo X Comunismo” integra o acervo de mais de 180 vídeos do Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE, que publica novos conteúdos todas as terças e sextas-feiras para te preparar para o maior vestibular do país.

Todas as videoaulas do Curso Enem são feitas em parceria com o curso Poliedro e estão disponíveis apenas para assinantes, que podem ter acesso a todo novo conteúdo e ao já publicado nos anos anteriores, além de exercícios comentados e material de apoio, por R$ 12,90 mensais. Saiba mais sobre o curso.