logo-ge

MEC prorroga prazo para convocação da lista de espera do Fies

Os estudantes que concorriam na modalidade a Juros Zero poderão ser chamados até o dia 10/5

Pela segunda vez, o MEC prorrogou o prazo para convocação dos pré-selecionados na lista de espera do Fies 2019/2. A nova data vai até o dia 10/5 e apenas os candidatos que concorriam na modalidade a Juros Zero poderiam participar da lista.

Os convocados são chamados de “pré-selecionados” porque a vaga só estará garantida depois de algumas etapas. A primeira delas é acessar o site do Fies e complementar as informações de sua inscrição.

Depois disso, ele terá até cinco dias para comparecer à instituição onde foi aprovado e validar as informações prestadas na complementação. A última etapa é comparecer a um banco com toda a documentação fornecida pela faculdade para finalizar a contratação do financiamento. Isso deve ser feito em até 10 dias a partir da validação das informações pela faculdade.

Prorrogações e atrasos

Assim como o prazo da lista de espera, outros também foram prorrogados ao longo dessa edição do Fies. Os pré-selecionados na primeira chamada tiveram dificuldades de fechar os contratos em decorrência do que o MEC classificou como uma “falha no sistema”.

As informações dos estudantes não chegavam do sistema do governo para as faculdades e, na maioria dos casos, da faculdade para os agentes financeiros. Muitos estudantes relataram prejuízos acadêmicos e estiveram sob ameaça de perder o semestre, já que não conseguiam finalizar o contrato mesmo depois de iniciadas as aulas.