Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Prouni 2023.2: inscrições para o programa começam nesta terça-feira (27)

Para concorrer a bolsas em faculdades particulares é necessário ter realizado o Enem 2021 ou 2022; entenda todos os critérios

Por Karolina Monte
26 jun 2023, 17h50

Estudantes de todo o Brasil que desejam concorrer bolsas em universidades particulares podem se inscrever, a partir desta terça-feira (27), para a segunda edição de 2023 do Prouni (Programa Universidade para Todos).

As inscrições podem ser feitas até 30 de junho através do Portal de Acesso Único do MEC (Ministério da Educação). Durante os quatro dias, é possível alterar o curso escolhido em primeira ou segunda opção. O resultado final será baseado na última escolha feita pelo candidato.

+ O que é e como funciona o Prouni

Durante a inscrição, é necessário que o participante escolha uma modalidade: ampla concorrência (que inclui alunos de escolas particulares) ou ações afirmativas. A classificação final dos candidatos terá uma ordem de prioridade e os critérios de renda serão mantidos. Entenda aqui como ficam as modalidades do programa.

O que é e como funciona o Prouni

Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior a partir do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Continua após a publicidade

Requisitos para participar do Prouni

Para participar do Prouni é necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2022 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos. Com isso, podem se inscrever pessoas que:

  • Cursaram o Ensino Básico na rede pública ou privada de ensino;
  • Tenham renda familiar per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais;
  • Sejam pessoas com deficiência;
  • Sejam professores da rede pública de ensino, integrando o quadro permanente de alguma instituição pública (o critério de renda não se aplica aos professores).

Como funciona a classificação

Desde que passou a permitir a inscrição de pessoas que vieram de escolas privadas sem a condição de bolsista, o Prouni criou ma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos a fim de equilibrar a disputa pelas bolsas. Um outro objetivo da lista, sendo o MEC, é incentivar o ingresso na graduação daqueles que pretendem tornar-se professores.

Com isso, atendendo a modalidade de bolsa e curso escolhido pelos candidatos e respeitando a ordem decrescente das notas, a seleção será feita obedecendo a seguinte prioridade:

I – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;

Continua após a publicidade

II – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

III – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;

IV – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;

V – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;

Continua após a publicidade

VI – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.

Cronograma Prouni 2023.2

Inscrição: entre 27 e 30 de junho

Primeira chamada: 4 de julho

Comprovação das informações da primeira chamada: entre 4 e 14 de julho

Continua após a publicidade

Segunda chamada: 24 de julho

Comprovação das informações da segunda chamada: 27 de julho a 3 de agosto

Inscrição na lista de espera: 14 e 15 de agosto

Resultado da lista de espera: 18 de agosto

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Comprovação das informações da lista de espera: 21 a 28 de agosto

Compartilhe essa matéria via:

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Prouni 2023.2: inscrições para o programa começam nesta terça-feira (27)
Fies & Prouni
Prouni 2023.2: inscrições para o programa começam nesta terça-feira (27)
Para concorrer a bolsas em faculdades particulares é necessário ter realizado o Enem 2021 ou 2022; entenda todos os critérios

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.