Em meados de agosto de 2022, o estudante Dennis Maliq Barnes, que vive no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, deu início a uma jornada bem comum aos que estão concluindo o Ensino Médio por lá: o processo de inscrições em universidades. Mas o que começou como uma tentativa de encontrar a melhor instituição possível para si, de repente tomou proporções gigantescas. Dennis se inscreveu em mais de 200 cursos e o inesperado aconteceu: mais de 170 faculdades o aprovaram. Para melhorar, ele recebeu também US$ 9 milhões em ofertas de bolsas de estudo.
+ 1º lugar na Medicina da USP estudou sozinha e “gabaritou” redação
Com esses números impressionantes, a escola em que Dennis cursava o Ensino Médio resolveu entrar em contato com o Guinness Book, e conseguiu incluí-lo no livro dos recordes.
Em entrevista ao programa americano Good Morning America, o estudante disse que o propósito inicial não era bater um recorde ou acumular uma quantidade específica de bolsas, e que só estava tentando entrar na universidade como qualquer estudante.
Mas quem olha para a trajetória de Dennis não o classificaria como um aluno exatamente comum. Além do recorde de aprovações, ele também terminou o Ensino Médio dois anos antes do esperado, aos 16, e faz parte da National Honor Society, uma organização americana criada em 1921 e que reconhece estudantes com alto desempenho acadêmico.
Para se ter uma noção, as notas de Dennis durante o Ensino Médio lhe garantiram um GPA 4, o que corresponde à avaliação máxima da escala de desempenho escolar. GPA, do inglês “Grade Point Average”, é como se fosse uma média das notas obtidas durante os últimos anos de colégio. As universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos costumam exigir uma pontuação acima de 3,5 para que o aluno seja aprovado.
+ Conheça as 8 universidades que formam a Ivy League
Ao contrário do Brasil, por lá o ingresso no Ensino Superior não é feito apenas por uma prova, como o vestibular, mas envolve várias etapas como o envio de cartas de motivação, entrevistas e até vídeos de apresentação.
O estudante ainda não decidiu onde irá estudar – pretende fazer isso nos próximos dias – mas já sabe em qual curso deve ingressar: Ciências da Computação. Depois, pretende ainda ter uma formação complementar em Direito.
“Faça dos seus estudos uma prioridade”: as dicas do aprovado
Durante as entrevistas que concedeu nos últimos dias, o estudante americano deixou alguns conselhos para outros jovens que também querem se destacar nos estudos. O principal deles foi a importância de colocar os estudos e a educação como uma prioridade.
+ 10 dicas dos primeiros colocados da Fuvest
“Uma coisa que eu definitivamente encorajaria é levar seus estudos a sério. Quando fizer algo, faça direito, vá até o fim mesmo nos dias em que estiver sem vontade”, disse ao Good Morning America. Nem sempre será fácil, destacou, mas é necessário permanecer firme nos objetivos.
Dennis também falou da importância do autoconhecimento neste processo. “Eu conheço meus sonhos, conheço minhas aspirações e sei onde quero estar no longo prazo”, afirmou. Segundo ele, o trabalho de hoje vai acabar trazendo resultados no futuro.