Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Após vetar proposta, governo cria programa de internet grátis para alunos

O Internet Brasil visa promover acesso gratuito à internet aos alunos da rede pública com Cadastro Único para Programas Sociais

Por Juliana Morales
Atualizado em 8 dez 2021, 12h27 - Publicado em 8 dez 2021, 12h21

Por meio de uma Medida Provisória (MP), publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União, o governo federal criou o Programa Internet Brasil. O objetivo é promover acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos de educação básica da rede pública de ensino. Para ter o benefício, a família do estudante precisa ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais.

O programa será realizado por intermédio da disponibilização de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso. De acordo com a MP, o benefício poderá ser concedido a diferentes alunos integrantes da mesma família.

Ainda não há uma data definida para o início do programa. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Internet Brasil será “implementado de forma gradual, observada a disponibilidade orçamentária e financeira”.

Proposta anterior

Em meio às desigualdades evidenciadas na pandemia, cresceu o debate sobre a necessidade de acesso à internet. Na contramão, em março desse ano, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que previa internet grátis a alunos e professores da educação na rede básica, em razão da demanda do ensino remoto em tempos de isolamento social. 

Na ocasião, Bolsonaro justificou o veto dizendo que a “medida encontrava óbice jurídico por não apresentar a estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro, e aumentava a alta rigidez do orçamento, o que dificultava o cumprimento da meta fiscal e da Regra de Ouro”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Em junho, no entanto, o Congresso derrubou o veto do presidente e promulgou lei que que destina R$ 3,5 bilhões para investir em conectividade escolar, incluindo a compra de chips, tablets e pacote de dados. Mesmo com a criação do “Internet Brasil”, essa lei continuará vigente. 

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Após vetar proposta, governo cria programa de internet grátis para alunos
Notícia
Após vetar proposta, governo cria programa de internet grátis para alunos
O Internet Brasil visa promover acesso gratuito à internet aos alunos da rede pública com Cadastro Único para Programas Sociais

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.