Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Bibliotecas criam plataforma digital de universidades de língua portuguesa

Iniciativa que vai incrementar intercâmbio de pesquisadores e estudantes será formalizada no encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

Por Redação do Guia do Estudante
16 set 2021, 20h51

Jornal da USP

Uma iniciativa baseada no compartilhamento e no desenvolvimento conjunto de recursos bibliotecários em português, como base para intercâmbio e cooperação entre universidades. Essa é a proposta liderada pela Universidade de Macau (UM) para criação de uma aliança bibliotecária acadêmica entre a região administrativa especial de Macau, na China, e os países de língua portuguesa.

A chamada Aliança Bibliotecária Acadeémica entre a Região Administrativa Especial de Macau e os Países de Língua Portuguesa (ABAMAPLP) reunirá universidades de sete países, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa e o Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. A assinatura se realizará de forma virtual (via Zoom) no dia 16 de setembro, durante o XXX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, às 12h (horário de Lisboa).

O português é uma das línguas oficiais de Macau, localizada na costa sul da China continental. De acordo com o vice-reitor para Assuntos Globais da UM, Rui Martins, o idioma é um testemunho da história e da formação da identidade cultural do território. 

“Esperamos, sinceramente, que possamos contribuir para o estabelecimento de relações mais estreitas entre a Região Administrativa Especial de Macau e os países de língua portuguesa, assim como para o desenvolvimento de mais iniciativas de cooperação no ensino superior entre todos os envolvidos”, afirma Martins.

Um total de 20 universidades e instituições acadêmicas de Portugal (7), Brasil (5), Angola (2), Moçambique (2), Cabo Verde (1) e Timor-Leste (1), bem como duas universidades de Macau, assinarão o acordo de cooperação para o estabelecimento da aliança. No Brasil, participam a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No entanto, o acordo também dá início a outra aliança bibliotecária acadêmica, entre a UM e outras 20 universidades na China que ensinam o português. A rede, portanto, deverá ligar 40 universidades através de suas bibliotecas.

Continua após a publicidade
Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Moçambique, Portugal e Timor-Leste formarão a Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau e os Países de Língua Portuguesa
Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Moçambique, Portugal e Timor-Leste formarão a Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau e os Países de Língua Portuguesa. (Jornal da USP/Divulgação)

Como resultado, será constituída uma plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa, bem como uma plataforma digital on-line. Nela, as 40 universidades terão acesso a livros e materiais didáticos em português e em chinês. A plataforma já foi adquirida pela UM.

O presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) da USP, Jackson Bittencourt, acredita que o acordo permitirá maior fluxo entre os acervos digitais das universidades, especialmente no contexto de colaboração internacional. “Além do incremento em intercâmbios de pesquisadores e alunos que eventualmente ficarão interessados nesses acervos em língua portuguesa, principalmente aquela produção anterior ao século XX. Sem dúvida nenhuma, existe uma riqueza de material bibliográfico muito grande, boa e ainda inexplorada”, afirma.

Bittencourt explica que o acordo trará também maiores discussões sobre as atualizações da ortografia e da gramática da língua portuguesa, assim como um diálogo maior entre essas universidades “que em primeiro lugar tem uma língua e parte da cultura em comum, apesar de estarem em países diferentes e muito distantes”. Na China Continental, por exemplo, o português é ensinado em cerca de 50 universidades atualmente; dez vezes mais do que há 20 anos.

A USP é a primeira colocada no ranking Times Higher Education entre as universidades de língua portuguesa, seguida pela Universidade de Macau e pela Unicamp. Juntos das três, outros 17 institutos deverão integrar o acordo de cooperação:

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Universidades que assinam o acordo para a formação da ABAMAPLP
Universidades que assinam o acordo para a formação da ABAMAPLP (Jornal da USP/Divulgação)

 

Neste fluxo de informações, a rede pretende se consolidar como um centro de recursos linguísticos em português. Outros objetivos da rede são cultivar quadros bilíngues chinês-português e formar docentes de língua portuguesa altamente qualificados. 

Publicidade
Bibliotecas criam plataforma digital de universidades de língua portuguesa
Notícia
Bibliotecas criam plataforma digital de universidades de língua portuguesa
Iniciativa que vai incrementar intercâmbio de pesquisadores e estudantes será formalizada no encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.