Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Enem: 10 questões de Linguagens que são clássicos no exame

Confira estilos de questões e temáticas de Português, Literatura e interpretação de texto que merecem a sua atenção

Por Juliana Morales 21 dez 2020, 19h15

Estudante, conhecer o estilo de prova do vestibular do qual vai prestar é uma ferramenta necessária para os estudos. O Enem tem formato e estrutura bem definidos, que podem ser explorados por meio de simulados e resolução de provas anteriores, por exemplo.

Além disso, tem questões – sejam pelo tema ou pelo formato – que sempre marcam presença no exame. A pedidos do GUIA, os professores de Língua Portuguesa Daniel Fonseca, do Curso Anglo e Raphael Hormes, do Sistema de Ensino pH, separaram exemplos de questões de linguagens que são clássicos no Enem. Confira!

Gêneros textuais

1) Enem 2018: questão 33 (caderno azul)

Questão do Enem 2018
Enem/Reprodução

Resposta: E

De acordo com a Coletânea Enem, desenvolvida pelo Sistema Poliedro, tipos de texto é o assunto que mais aparece, com 16,6% de incidência, quando trata-se de interpretação de texto. Por isso, é importante que os estudantes conheçam os principais gêneros textuais e suas características. No primeiro exemplo acima, é uma questão simples para identificar o gênero do texto, justamente.

Além do Enem, conhecer os gêneros e saber produzi-los é uma habilidade muito cobrada na redação da Unicamp.

2) Enem 2019: questão 43 (caderno azul)

Questão do Enem 2019
Enem/Reprodução

Resposta: C

Essa segunda questão traz uma mistura de gêneros textuais também bem frequente no exame.  Nesse caso, eles mesclaram um card de Super Trunfo e uma biografia profissional. O exercício exige que o estudante reconheça a intenção do texto, a forma, a linguagem e a estrutura que tem a ver com outro gênero.

Funções da linguagem

3) Enem 2019: questão 10 (caderno azul)

Questão do Enem 2019
Enem/Reprodução

Resposta: A

Funções da linguagem ocupa o segundo lugar dos assuntos mais cobrados de interpretação de texto. Segundo o professor do Curso Anglo Daniel Fonseca, as funções não aparecem de forma puramente teórica e não costuma ser uma mera classificação (falar qual função predominante em determinado em exemplo).

“A maior parte das questões de função da linguagem exige que você conheça as funções, mas que você também consiga analisar o texto e identificar como na estrutura desse texto se manifesta uma determinada função da linguagem”, explica.

Usada na questão do Enem 2019, a campanha contra o bullying é um elemento de função apelativa (busca interferir no comportamento do interlocutor). E nela observamos uma estrutura que é tradicionalmente usada nessa função da linguagem: o uso de verbos no imperativo, que a questão traduz como estruturas injuntivas, ou seja, ordens.

O professor também chama atenção para o tema abordado na questão – o bullying – que é um elemento atual, relevante para a saúde pública e faz parte do cotidiano escolar, além do uso de imagens para comunicar, o que também é bem característico do Enem.

Perspectiva do enunciador

4) Enem 2019: questão 21 (caderno azul)

Questão do Enem 2019

Resposta: D

De acordo com professor Raphael Hormes, do Sistema de Ensino pH, a questão – de nível mais complicado – envolve um ponto que é importante para leitura e compreensão textual (e o Enem adora cobrar): a percepção da perspectiva do enunciador. Ou seja, “o estudante precisa perceber qual é a voz que se manifesta nesse texto ou para qual público a mensagem é destinada”, explica.

Escolas literárias

5) Enem 2019: questão 40 (caderno azul)

Questão do Enem 2019
Enem/Reprodução

Resposta: B

Apesar do Enem não ter uma lista de obras obrigatórias, o exame tem a tradição de apresentar textos clássicos, que tenham sido lidos ao longo da vida escolar. O trecho da questão acima é um ótimo exemplo disso. Trata-se de uma parte do manifesto futurista, fundamental para a compreensão do que foram as vanguardas européias. Aliás, as vanguardas são um assunto queridinho do Enem, viu?

Continua após a publicidade

Nesse caso, além da leitura do trecho, conhecer as principais características da estética da qual o texto pertence – por exemplo, a renovação tecnológica no Futurismo – ajuda muito o estudante. “Para fazer o Enem, vale lembrar quais são as principais escolas literárias e aí dentro de cada uma, saber quais são as características mais comuns que podem aparecer, portanto, nos exames”, aconselha Daniel Fonseca.

  • 6) Enem 2019: questão 13 (caderno azul)

    Questão do Enem 2019
    Enem/Reprodução

    Resposta: B

    Dentre as escolas literárias, o Modernismo é a mais cobrada – seja a partir da análise de textos escritos, obras de artes ou imagens que têm influência dessa vanguarda.

    Sobre a questão de exemplo, Raphael explica que “envolve os princípios estéticos do modernismo e as críticas que os modernistas faziam ao seu momento histórico, à sociedade e à literatura da época”. O professor ressalta a importância de captar a essência e o espírito modernista para as questões de literatura do Enem, já que é um tema frequentemente cobrado.

    Variação linguística

    7) Enem 2017: questão 39 (caderno azul)

    Questão do Enem 2017
    Enem/Reprodução

    Resposta: A

    Daniel afirma que o que faz a questão acima um clássico logo de cara é o seu tema que é variações linguísticas. Uma das habilidades cobradas geralmente é a de identificar uma determinada variedade. No exemplo, o  o aluno tinha que identificar o uso da variedade culta e saber que essa variedade é detentora de grande prestígio social. “Mas não é só identificar, há questões, por exemplo, que pedem para que o aluno indique qual a finalidade da presença de uma variedade”, acrescenta o professor.

    Verbos e pronomes

    8) Enem 2019: questão 44 (caderno azul)

    Questão do Enem 2019
    Enem/Reprodução
    Questão do Enem 2019
    Enem/Reprodução

    Resposta: E

    Raphael conta que a questão 44 do Enem 2019 é um exemplo do que ele chama de “gramática camuflada”, ou seja, a gramática por trás da construção do texto. No exercício é possível observar como os nomes e pronomes são fundamentais para que haja a representação de diferentes pessoas do discurso.

    “Então, quem simplesmente decora os conceitos de qualquer aspecto da gramática, no caso dessa questão, verbos e pronomes, não vai conseguir propriamente entender como esses recursos gramaticais servem para construir o texto”, alerta o professor.

    9) Enem 2018: questão 38 (caderno azul)

    Questão do Enem 2018
    Enem/Reprodução

    Resposta: B

    Mais um exemplo de que, apesar do Enem não se caracterizar por ser um dos exames mais gramaticais, há espaço para questões do tipo e os verbos têm um papel relevante.

    “São questões em que o estudante precisa perceber a importância do verbo na progressão textual, como um verbo está auxiliando o próprio desenvolvimento do texto. Se for para destacar dois tempos verbais que aparecem com muita frequência nesse papel de estruturar o texto, eu destacaria o pretérito perfeito e o pretérito imperfeito”, afirma o professor Daniel.

    Pontuação

    10) Enem 2017: questão 44 (caderno azul) 

    Questão do Enem 2017
    Enem/Reprodução

    Resposta: C

    Pontuação é um assunto muito frequente na prova, além de ser também muito importante para a competência 1 da redação, que diz respeito à norma padrão. No caso acima, a questão de pontuação cobrada não tem a ver com o uso normativo da pontuação. Na verdade, cobra-se a relação entre o aspecto gramatical pontuação e a construção estilística do texto literário do Saramago, como explica Raphael.

    “Resumidamente, é uma questão de forma e conteúdo. O aluno precisa perceber que a pontuação se converte em uma pontuação expressiva, porque ela se relaciona ao conteúdo do texto. No caso, um cenário de caos que o mundo passa a viver devido a uma pandemia de cegueira”, afirma o professor do pH.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade