Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Ministério da Educação define datas de aplicação do Enem 2022

Ministro Milton Ribeiro confirmou em sua rede social que o Enem regular será realizado nos dias 13 e 20 de novembro

Por Wender Starlles Atualizado em 21 jan 2022, 13h03 - Publicado em 20 jan 2022, 19h02

Em publicação nas redes sociais, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que a aplicação do Enem 2022 será nos dias 13 e 20 de novembro.

Ainda de acordo com o ministro, o cronograma de aplicação de todos os exames realizados pelo Ministério da Educação em 2022 vai ser publicado amanhã no Diário Oficial da União.

O pronunciamento de Ribeiro ocorreu após o jornal Folha de S.Paulo publicar matéria, nesta quinta-feira (20), informando que o Enem 2022 seria aplicado em 6 e 13 de novembro.

+ Sisu, Prouni e Fies: as datas de inscrição para o primeiro semestre

Sisu, Prouni e Fies

Nesta semana, o MEC divulgou as datas de inscrições do primeiro semestre deste ano do Sisu, Prouni e Fies.

  • Sisu: começam no dia 15 de fevereiro e podem ser feitas até as 23h59 do dia 18 de fevereiro;
  • Prouni: será de 22 a 25 de fevereiro;
  • Fies:  do dia 8 ao dia 11 de março.

Novo Enem

Uma comissão formada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) estuda alterar o formato do Enem até 2024, segundo documentos obtidos pela revista VEJA no ano passado. A mudança busca equalizar o exame com a implementação do Novo Ensino Médio em 2022.

Continua após a publicidade

A proposta é dividir o Enem em duas partes. A primeira seria obrigatória e comum a todos dos candidatos. Ela avaliaria questões de linguagem, inglês e leitura, além da redação. Na segunda, a prova seria dividida em quatro áreas de carreiras profissionais (confira abaixo). A comissão também avaliou a necessidade de criar questões dissertativas.

– Ciências, tecnologia, engenharia e matemática: para os candidatos dos cursos de engenharia, química, matemática, física e computação, entre outros da área de exatas.

– Ciências sociais aplicadas: para os candidatos dos cursos de economia, administração, contabilidade, ciências sociais, direito.

– Humanidades, Linguagens e Artes: para os candidatos dos cursos de filosofia, história, geografia, artes, letras, pedagogia.

– Ciências biológicas e saúde: para os candidatos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, biologia, meio ambiente.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade