Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Uma em cada 10 crianças no Brasil não voltará às aulas, diz Unicef

No Dia Internacional da Educação, relatório aponta que fechamento das escolas na pandemia afetou a saúde mental das crianças e aumentou o risco de abusos

Por Wender Starlles
Atualizado em 24 jan 2022, 18h13 - Publicado em 24 jan 2022, 17h59

Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (24), Dia Internacional da Educação, uma em cada dez crianças de 10 a 15 anos não planeja voltar a estudar em 2022. A informação foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O estudo aponta que em vários estados brasileiros, três em cada quatro crianças no 2º ano escolar estão fora dos padrões de leitura – o número é acima da média verificada antes da pandemia, de uma em cada duas crianças.

Em países de baixa e média renda, o fechamento de escolas trouxe uma cifra das mais tristes: 70% das crianças de 10 anos se tornaram incapazes de ler ou entender um texto simples. O índice é 17% maior do que o avaliado no período pré-pandemia.

Na Etiópia, por exemplo, a estimativa é que crianças da escola primária aprenderam de 30% a 40% do conteúdo de matemática.

+Como a pandemia agravou o trabalho infantil no Brasil e no mundo

Continua após a publicidade

“Caso medidas eficazes para conter o impacto da covid-19 na educação não sejam tomadas, a proporção de crianças que abandonam a escola sem saber ler aumentará de 53% para 70% em países em desenvolvimento”, constatou António Guterres, secretário-geral da ONU, em pronunciamento nesta manhã.

“O fechamento de escolas continua a atrapalhar a vida de mais de 31 milhões de alunos exacerbando uma crise global na aprendizagem”, comentou.

+Como a pandemia agravou a exclusão escolar no Brasil

O líder da ONU destaca que a pandemia provocou um caos na educação em todo mundo. Porém, os impactos podem ser sentidos em áreas que vão além da educação e da aprendizagem.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O relatório da Unicef indica que o fechamento das escolas também afetou a saúde mental das crianças, reduziu o acesso a uma fonte regular de nutrição e aumentou o risco de abusos.

“Mais de 370 milhões de crianças em todo o mundo ficaram sem a merenda escolar durante o fechamento das escolas, perdendo o que é, para algumas crianças, a única fonte confiável de alimentação e nutrição diária”, destacou a Unicef.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Uma em cada 10 crianças no Brasil não voltará às aulas, diz Unicef
Notícia
Uma em cada 10 crianças no Brasil não voltará às aulas, diz Unicef
No Dia Internacional da Educação, relatório aponta que fechamento das escolas na pandemia afetou a saúde mental das crianças e aumentou o risco de abusos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.