logo-ge

5 carreiras para quem gosta de falar em público

A capacidade de se comunicar bem com várias pessoas faz toda diferença nestas profissões

Ao escolher a profissão que você irá exercer, é importante levar em conta uma série de fatores, como suas principais características, seu perfil, pontos negativos e positivos, gostos e afinidades. Quanto maior o seu autoconhecimento, maior a chance de se dar bem nessa fase, encontrando algo que realmente tem a ver como você e te trará realização profissional.

Se você gosta de se comunicar, seja para grandes públicos ou em conversas sobre os mais variados assuntos, temos algumas dicas de carreiras para você. Essas profissões logicamente vão além de passar o dia falando com outras pessoas, mas elas podem ser um bom ponto de partida para tomar sua decisão. 

Direito

O advogado precisa ter a capacidade de se comunicar da melhor maneira possível para conseguir defender os interesses de seus clientes. Independentemente da área de atuação ou se estiver em um escritório, fórum ou tribunal, ter uma boa oratória fará toda a diferença. Vale destacar que o profissional também precisa saber se comunicar de uma forma eficaz, com bons argumentos, mesmo em situações de pressão.

Jornalismo

No Jornalismo suas palavras são suas maiores ferramentas de trabalho. Seja na televisão, na internet, no rádio ou em jornais e revistas, esse profissional precisa ser capaz de apurar uma série de informações e passá-las para seu público de uma forma clara e objetiva. 

Além disso, outras áreas do Jornalismo também exigem que a pessoa saiba se comunicar para poder produzir conteúdo, pois é preciso conversar com fontes, assessores, figuras públicas e todos os envolvidos.

Educação

Para conseguir passar os conteúdos da melhor forma possível para estudantes de todas as idades é preciso ter uma boa didática e ter a desenvoltura para falar por horas na frente de várias pessoas. Os professores precisam fazer com que temas muitas vezes complexos e abstratos se tornem acessíveis.

Relações Públicas

O profissional de Relações Públicas é responsável por cuidar da imagem de empresas e instituições frente ao público externo (clientes, fornecedores, imprensa) e interno (funcionários). Para isso, precisa construir uma boa relação com esses grupos, posicionado cada um sobre ações, valores e metas da organização. Boa parte do trabalho de um RP é, por exemplo, conversar com jornalistas sobre informações de seus clientes que possam ser veiculadas em uma reportagem. 

Artes Cênicas

Conquistar grandes públicos por meio de bons discursos, diálogos e histórias é uma das ferramentas da dramaturgia. Atores, produtores e diretores se empenham em construir narrativas que possam convencer as pessoas de uma realidade e se envolverem com ela.