Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

5 graduações para quem quer trabalhar com livros

Se você passa horas virando páginas e mergulhado em histórias, saiba que existem várias opções para construir uma carreira na área

Por Redação
21 mar 2024, 19h00

Sabe quando você gosta tanto de um hobby que começa a cogitar se não seria possível transformá-lo em profissão? Saiba que em muitos casos isso é possível! Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE fez uma lista que vai agradar – e muito – quem é apaixonado por livros. Além das carreiras que estão diretamente ligadas ao tema, como Letras, também existem opções para quem quer explorar outras habilidades enquanto trabalha na área, como Design Gráfico.

Afinal, há toda uma linha de produção por trás do mercado editorial que vai desde as profissões mais criativas em termos de escrita ou até as mais administrativas e técnicas. Ou seja, tem opções para todos os gostos e perfis.

Confira abaixo cinco graduações para quem quer trabalhar com livros!

+ 6 livros que personagens de séries, filmes e novelas já leram

Continua após a publicidade

Letras

Quem faz o curso de Letras tem um amplo campo de atuação no mercado editorial.

Esse é um dos caminhos mais clássicos para quem quer se tornar escritor, mas as possibilidades vão muito além. Esses bacharéis podem ser contratados por editoras para revisar os textos e garantir a qualidade do material que será publicado. E a revisão não é apenas gramatical, inclui também a coesão e a coerência do conteúdo. 

Outra opção é atuar com a tradução de textos. E novamente: o trabalho não é apenas passar as palavras de uma língua para outra, mas fazer as adaptações necessárias de expressões, conceitos e questões culturais. 

Continua após a publicidade

Biblioteconomia

Essa é para quem quer realmente passar o dia rodeado por livros. O profissional formado nessa área é responsável por cuidar de acervos, sejam eles físicos ou digitais. Para isso, devem classificar, conservar e catalogar livros. 

O mercado da área é flexível e é possível trabalhar tanto em bibliotecas quanto em museus, centros de documentação, editoras, escolas, universidades e laboratórios. 

+ 7 bibliotecas universitárias que vão te dar vontade de estudar fora

Continua após a publicidade

Design gráfico

Os livros vão muito além de palavras e envolvem também a capa, as ilustrações e a diagramação. As imagens fazem toda a diferença na experiência do leitor e é necessário que um profissional capacitado cuide dessa parte. É aí que entra o trabalho do designer gráfico. 

Afinal, ninguém quer um livro feio na estante ou ler uma obra com uma fonte inadequada, que dê pouca leitura e dificulte a experiência. 

É possível tanto fazer uma graduação quanto cursos técnicos e especializações na área para poder trabalhar especificamente com livros. 

Continua após a publicidade

Jornalismo

Para quem sonha em ficar mais na parte escrita desse universo, o jornalismo é uma ótima possibilidade. A graduação dará ao profissional as técnicas, as ferramentas, o repertório e as habilidades necessárias para escrever um bom texto. 

Além disso, também é possível se especializar na área de assessoria de imprensa, e trabalhar em editoras na divulgação de obras, desde o lançamento até eventos com autores e feiras. 

+ 5 documentários para quem quer ser jornalista

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Produção editorial

Algumas universidades oferecem o curso de Produção Editorial, que é o mais especializado da lista e para quem realmente quer mergulhar nesse universo. A formação inclui todo o processo de produção de um livro e prepara o profissional para atuar em diferentes setores de uma editora, desde a produção até a edição. 

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
5 graduações para quem quer trabalhar com livros
Mundo do Trabalho
5 graduações para quem quer trabalhar com livros
Se você passa horas virando páginas e mergulhado em histórias, saiba que existem várias opções para construir uma carreira na área

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.