logo-ge

6 dicas para melhorar seu currículo durante a quarentena

Veja como aproveitar o isolamento social para se tornar um profissional mais preparado para o mercado de trabalho

Conseguir se aprimorar e conquistar novas habilidades para impulsionar a sua carreira dentro de casa pode parecer um grande desafio. E, embora algumas experiências só sejam possíveis em lugares específicos e com outros profissionais por perto, existem diversas maneiras de se adaptar e ficar mais próximo da vaga dos sonhos mesmo sem sair por aí.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos seis dicas para você deixar seu currículo ainda mais atraente sem sair de casa. Confira:

Melhore esteticamente seu currículo

Grandes habilidades, instituições respeitadas, cursos diversos. Embora o conteúdo do seu currículo seja a base para alguém se interessar pelo seu trabalho, talvez ele nem seja lido se o CV não transmitir o que a empresa procura. Uma foto informal ou uma estampa incompatível com a seriedade exigida pelo cargo podem ser cruciais para sua candidatura ser rejeitada.

Lembrando que certas vagas exigem uma apresentação mais formal, mas muitas carreiras permitem que você faça algo mais descontraído que até já apresente, ou dê um sinal, de suas habilidades. Nas áreas de Comunicação e Design, isso é comum. Mas, lembre-se, com muita moderação. Pesquise leiautes na internet e veja quais modelos são mais compatíveis com a área que você deseja seguir.  

Confira se está atualizado

O nível do seu inglês é o mesmo de dois anos atrás? Já acrescentou aquele curso que você fez no mês passado? Aproveite esse momento para deixar seu currículo em dia e alinhado com o que você busca nesse momento.

Por exemplo, há alguns meses era estratégico para você falar que fez aquele curso mais voltado para a área financeira. Mas agora que você está querendo mudar de área e se envolver com marketing, é hora de dar mais destaque aos cursos relacionados a esse setor. 

Você pode ter feito mil e um cursos, mas é preciso avaliar o que deve entrar no seu currículo e o que pode ficar de fora. Fique tranquilo, nenhuma das habilidades que você adquiriu será deixada de fora no seu dia a dia. É apenas uma questão de deixar seu currículo mais atraente para o recrutador de determinada vaga.

Faça cursos da sua área de interesse

Pesquise e confira quais lacunas você sente na sua formação profissional. Se você já trabalhou, pode ficar mais fácil recordar quais habilidades faziam falta no dia a dia. Se está em busca do primeiro emprego, procure pessoas próximas que atuem na área para checar quais habilidades são imprescindíveis na sua profissão.

Depois disso, vai ficar mais fácil encontrar na internet cursos compatíveis com o que está procurando, tanto pagos quanto gratuitos. Nesse período de quarentena, vale lembrar que diversas universidades no Brasil e no exterior estão disponibilizando uma série de cursos para você se aprimorar em casa. 

Aprenda um novo idioma

Existem várias formas de aprender idiomas sem sair de casa tirando proveito das tecnologias ao nosso redor. Cursos online, aulas a distância, canais no YouTube e aplicativos. Tanto de forma paga quanto gratuita, aos poucos, é possível dominar uma outra língua.

Mas lembre-se que para dominar de verdade um novo idioma é preciso muita disciplina e dedicação. Treine a leitura, a escrita e a fala, com muitos exercícios e levando a atividade a sério.

Aprenda uma coisa completamente nova

Embora se especializar e se aprofundar na sua área de interesse seja muito eficaz, que tal procurar alguma coisa totalmente nova? Dentro da sua profissão existem inúmeras maneiras de se reinventar e, às vezes, algo que pareça totalmente distante da sua realidade e necessidades pode ser muito útil.

Hoje em dia, dominar certos recursos das redes sociais, saber o básico sobre marketing ou entender sobre comportamento pode fazer toda a diferença em inúmeras profissões e te dar vantagens de acordo com a vaga que procura. 

Confira seus dados em todas as plataformas de vagas – e conheça novas

Existem diversas plataformas nas quais você cadastra seus dados e consegue ficar por dentro das vagas que estão abertas na sua área e nas empresas que te interessam. Algumas, inclusive, fazem todo o processo de seleção por meio dessas plataformas. 

Por isso, além de se cadastrar nas mais conhecidas e confiáveis, é importante se lembrar de manter suas informações atualizadas em cada uma delas. Para não se perder nessa tarefa, uma sugestão é ter um currículo geral com todas as atividades que você já realizou e anotar todos os sites em que você fez o cadastro. Com isso, sempre que fizer um curso novo ou dominar uma nova habilidade, confira um por um e faça as alterações necessárias.