logo-ge

Arquitetura ou Design de Interiores?

Orientador profissional esclarece

Qual curso é mais vantajoso fazer primeiro? O arquiteto ocupa o lugar do designer? O mercado de Design de Interiores é muito disputado com os arquitetos?
Enviado por Renata

A avaliação sobre “vantagens e desvantagens” depende dos valores de quem avalia, dos indicadores que cada um estabelece como prioritários: custos e tempo de formação, conteúdos das disciplinas a serem estudadas, maior abrangência em termos de campo de atuação ou setor de especialização, entre vários outros.

A formação em Arquitetura desenvolve conhecimentos que permitem este profissional atuar na área de Design de Interiores. Ao mesmo tempo, sua formação é mais ampla pois habilita o profissional a atuar em setores como urbanismo, projeto de residências, paisagismo, design de produtos. O curso é oferecido na modalidade bacharelado que dura 5 anos.

Os cursos de Design de Interiores são quase todos tecnológicos (com cerca de 2 anos de duração); há poucos bacharelados ofertados no Brasil (4 anos de duração). Em geral, a remuneração média é inferior à do arquiteto que atua nesta área.

A remuneração depende da fatores como qualidade da formação, construção da carreira, oportunidades aproveitadas, cursos de especialização, entre outros. Dada a maior abrangência da formação em Arquitetura, este profissional tende a conquistar melhores oportunidades.

Leia mais:
– TESTE: Design de Interiores é a melhor opção?
– Os 6 melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil