logo-ge

Como posso trabalhar em um aquário?

Orientador profissional esclarece

Como posso conseguir trabalho em um aquário? Quais os requisitos? Dá para ganhar bem?
Enviado por Carolina Tieko

Sua pergunta é interessante, mas ao mesmo tempo oferece poucas informações. Você provavelmente visitou ou visita aquários com certa frequência e encantou-se com o que viu, não é? Ou mesmo foi movida pelo interesse desenvolvido por algum documentário televisivo. Como não sabemos mais detalhes, somos levados a levar em conta tais hipóteses, e é a partir delas que responderemos.

Certas experiências em nossas vidas têm o poder de influenciar nossos gostos e decisões: vamos a uma corrida de carros e queremos virar pilotos; assistimos a um parto na TV e queremos nos tornar médicos; vamos a uma exposição sobre Brasília e desejamos nos tornar arquitetos.

Tais experiências e impressões são importantes, pois mexem com nossas paixões. No entanto, devemos avaliar com mais atenção tais desejos e ver se são profundos ou apenas momentâneos.

De início, podemos informar que o caminho mais direto para se trabalhar em um aquário é o bacharelado em Biologia ou em Oceanografia. Essas carreiras vão se dedicar ao estudo da manutenção e da reprodução da vida de todas as espécies, incluindo-se o estudo em campo natural e a reprodução em habitats.

Outras profissões também podem ter espaço em um aquário. Um veterinário é importante para que possa prevenir e cuidar de doenças e síndromes que porventura apareçam. Talvez um turismólogo encontre espaço para pensar o melhor aproveitamento do espaço cultural, bem como um administrador de empresas opere as funções básicas para que o aquário funcione.

E até um jornalista ou um profissional em Relações Públicas podem trabalhar lá, para promover a divulgação cultural do aquário e fazer assessoria de imprensa, por exemplo.

Como você vê, as atividades profissionais podem ser mais complexas do que se imagina. Da mesma forma, os rendimentos financeiros variam de acordo com o porte do empreendimento, se ele é de natureza privada ou estatal e com o tempo de trabalho e plano de carreira que a empresa oferece.

Voltemos então a uma questão que pode ser a inicial em seu processo de escolha: quem você deseja ser daqui a alguns anos, fazendo o quê? Amplie seu objetivo, como por exemplo, "desejo trabalhar com animais" ou "com animais marinhos". Assim várias outras profissões se apresentarão.

Leia mais:
Faça o teste e descubra se Oceanografia é uma boa opção
Biologia combina com você? Faça o teste e confira!