logo-ge

Conheça 5 profissões que surgiram graças à internet

Se você quer trabalhar com o universo digital, alguma destas profissões pode ser a certa

Com o avanço tecnológico, algumas profissões se transformaram e outras surgiram para cobrir as demandas de novos estilos de vida da sociedade. Essas profissões nem sempre exigem uma graduação específica, mas requerem muito conhecimento e experiências práticas que agreguem uma boa bagagem para entender o mundo digital e suas ferramentas.

Entre as profissões que surgiram com (ou por causa da) internet, separamos cinco que estão em grande ascensão no mercado e não têm previsão de sumirem em um curto período de tempo.

Ciência de dados

Tudo o que fazemos na internet gera uma quantidade imensa de dados. Esse profissional é responsável por coletar, organizar, decifrar e entender as informações geradas. Os dados são usados por empresas para compreender nosso uso da internet e, nos últimos anos, ele se tornou o recurso mais valioso do mundo, segundo a publicação britânica The Economist! Existem poucos cursos na área e esse profissional pode ter formações diversas. Atualmente, também é importante dominar IA (Inteligência Artificial), o que vai ajudá-lo a se destacar no mercado.

Marketing Digital

O objetivo do Marketing é divulgar e promover serviços e produtos para possíveis consumidores. No marketing digital, o profissional vai utilizar as plataformas online, seja redes sociais, sites, buscadores, influenciadores etc. Para isso, é importante conhecer muito bem todas as possibilidades de uso da internet com esse fim, mas também estar atento às inovações e ser criativo para saber como usá-las. Para atuar, é possível graduar-se no curso de Marketing Digital, mas você também pode vir de outras áreas e se especializar através de cursos nesse meio.

Desenvolvimento de aplicativos

Se, antes, um dos profissionais mais importantes na tecnologia era o Desenvolvedor de Websites, atualmente essa importância passou a ser ocupada pelo Desenvolvedor de Aplicativos. Isso porque a pesquisa Economia Móvel 2019, da GSMA, mostrou que 67% das pessoas no mundo têm celular. Esse profissional vai atuar desenvolvendo apps e sistemas para empresas por meio do domínio de linguagens técnicas dos sistemas operacionais, como iOS e Android. A graduação não é obrigatória, mas as empresas consideram como diferencial caso você tenha especialização nas áreas de Engenharia de Software, Matemática, Ciência da Computação ou Desenvolvimento de Sistemas.

Segurança da informação

A área de Tecnologia da Informação reúne todas as atividades e soluções que podem ser realizadas por recursos tecnológicos, entre elas a segurança da informação. Essa área tem a responsabilidade de proteger dados armazenados em redes e softwares contra acessos não autorizados, por exemplo, quando usamos nossa conta bancária pelo celular. Esse profissional também pode atuar como analista ao examinar riscos e elaborar políticas de segurança. Para atuar, é preciso ter conhecimento em criptografia, recuperação de dados e arquitetura em redes de computadores. Você pode se especializar através de um curso tecnólogo.

UX Design (User Experience)

Também conhecida como Customer Success (em tradução, “sucesso do cliente”), a área de UX Design atua com a experiência do usuário ao utilizar um produto ou serviço. O profissional de Experiência do Usuário é responsável por entender como o consumidor se sente ao visitar uma plataforma e facilitar essa interação, avaliando a identidade visual, a organização de informações, a eficiência do sistema, entre outras características importantes em um produto. Nessa área, é preciso ter conhecimento de design gráfico e linguagens de programação. A graduação na área não é obrigatória, mas existem muitos cursos e especializações que podem ser feitas.