logo-ge

Devo fazer Design de Interiores ou Arquitetura?

Orientador profissional esclarece

Gosto muito de Design de Interiores e Decoração e, conversando com alguns colegas, eles me indicaram fazer primeiramente Arquitetura e depois me especializar em Design. O que devo fazer? Seguir diretamente em Design de Interiores ou fazer Arquitetura antes?
Enviado por Dayane Favarim

A formação em Design de Interiores é possível em nível médio (técnico) e superior nas modalidades curso tecnológico e bacharelado. Os cursos técnicos têm duração média de 800 horas, o que significa de um ano a um ano e meio e pode ser iniciado em geral a partir do segundo ano do ensino médio. O curso de graduação tecnológica tem duração de dois anos; o bacharelado é oferecido por poucas instituições de ensino no Brasil e tem duração de quatro anos.

– Saiba tudo sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

– Veja mais detalhes sobre o curso de Design de Interiores

De forma geral, quanto maior o grau e a extensão do curso, maiores são a apropriação de aspectos mais complexos e o direcionamento para o planejamento. Porém esta não é uma regra, pois as instituições que oferecem as diferentes modalidades também apresentam focos diferentes, como em decoração e paisagismo, design de móveis e ambientes, estratégias de marketing, etc.

A possibilidade indicada por seus colegas é real. Durante a formação em Arquitetura (que ocorre em cinco anos) você toma contato com conteúdos relacionados a design de interiores, em graus diferentes em função da faculdade cursada. Nesse sentido, é importante que você confira a grade curricular das faculdades em que eventualmente possa passar por processo seletivo. Considere também que este curso aborda outros vários conteúdos não relacionados a decoração. Por um lado pode haver conteúdos com os quais você não se identifica; por outro, isso pode ampliar suas perspectivas no mercado de trabalho.

Pesquise sobre as duas possibilidades. Confira os conteúdos das disciplinas em sites de universidades e entreviste professores e profissionais das possibilidades indicadas acima.

Leia mais:
– Arquitetura é a carreira certa para você?
– Design de Interiores é a melhor opção?
– Você está pronto para estagiar?