logo-ge

Devo fazer História ou Direito?

Orientador profissional esclarece

Olá! Eu estou em dúvida em qual curso cursar na faculdade. Gosto muito da matéria história, política, entre outros… O que fazer? História ou Direito? Gosto de ambos os cursos. Porém, estou em dúvidas do que fazer. Me ajudem, mandem a opinião de vocês! Agradeço!

Enviado por Jenickson Rayron

O estudo das chamadas Ciências Humanas (aquelas que estudam fenômenos produzidos pela existência humana, cujo objeto de investigação são as ideias e ações humanas) envolve diversas abordagens, “olhares”. É possível focar este olhar nas relações de regulação legal das relações, na estrutura das múltiplas possibilidades culturais, da organização política das sociedades, no processo de institucionalização das práticas humanas, na interface entre a subjetividade com as determinações sociais, na estrutura linguística e de representações simbólicas da realidade, nas formas como as sociedades se organizam para produzir e distribuir os bens, na compreensão das formas de expressividade estética da experiência humana, etc.

Como representantes destes diferentes focos temos Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia, Psicologia, Ciências Jurídicas (direito), História, Economia, Filosofia, Linguística, entre outras carreiras.

A relação entre o interesse / desempenho ligados a disciplinas no ensino fundamental e médio e a escolha da profissão deve ser considerada, mas também relativizada. Gostar de história e geografia pode significar um campo de interesse amplo, como indicado acima. Porém outras áreas do conhecimento e de atuação também necessitam desta base para um bom desenvolvimento, como Jornalismo, Publicidade, Letras, Arquitetura, Administração, Arqueologia.

Um caminho interessante a percorrer é identificar “temas”, “questões” pelas quais você se interessa. Por exemplo: aumento da produtividade, cuidado com o meio ambiente, assistência a outras pessoas, pesquisa e desenvolvimento científico, capacidade de convencimento de outras pessoas, organização de processos produtivos.

Comece por pensar sobre este último parágrafo. O que você realmente pretende realizar quando estiver trabalhando? Associe esta reflexão a seu histórico de interesses e gostos ligados ao que já viu na escola e a uma extensa e detalhada pesquisa das profissões citadas na seção Profissões e Universidades deste site.

Leia mais:
 – Veja os 26 melhores cursos de Direito do Brasil
 – Gosto de História e Geografia, qual é o curso certo para mim?
 – Teste: Direito é mesmo o que eu quero?