Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

“É verdade que o mercado de trabalho está difícil para arquitetos?”

Esta é uma área que, de fato, está sempre em transformação, mas existem maneiras de se manter competitivo e encontrar um espaço

Por Redação do Guia do Estudante
4 ago 2023, 12h50

A pergunta desta semana foi enviada pela Paula, via Instagram. Quem responde é Fernanda Fideles Steinberg, Gerente de operações da Escola Vereda e arquiteta

Se você também quiser ter a sua dúvida respondida, mande DM nas nossas redes sociais ou uma mensagem para guiadoestudante@abril.com.br

“Ouvi dizer que o mercado de trabalho para quem cursa Arquitetura está complicado. É verdade?”

Caso sua intenção seja trabalhar em grandes e renomados escritórios de arquitetura, é preciso ter em mente que este é, de fato, um nicho pequeno. Isso, no entanto, não o impede de ter sucesso na carreira! O mercado de trabalho para arquitetos está em constante mudança, mas há sempre oportunidades para aqueles que estão qualificados e comprometidos com sua profissão.

Uma maneira de encontrar o seu espaço na área é explorando outras possibilidades para além daquelas mais tradicionais  – tendemos a olhar essa profissão muito pelo viés das reformas de casas/apartamentos e decoração, mas a verdade é que há um enorme leque de oportunidades. 

Continua após a publicidade

Muito mais do que projetar, o curso nos treina a ter uma visão holística e ampla dos espaços, sejam espaços internos das casas, as cidades, um palco, um museu ou um jardim. Esse olhar crítico e detalhista do arquiteto é demandado em diferentes setores, passando por cenografia de eventos e filmes até o paisagismo, por exemplo. 

Estar sempre atento às tendências do mercado é uma outra dica importante, já que você pode se especializar em áreas que estão crescendo. É o caso do design sustentável, gerenciamento de projetos e da tecnologia.

Por fim, independentemente da área em que você atuará depois de formado, é importante garantir algumas credenciais básicas para se colocar no mercado de trabalho, como obter o diploma de bacharel em arquitetura de uma escola credenciada, buscar experiência como estagiário em escritórios de arquitetura e construir uma rede de contatos com outros arquitetos, incluindo professores da faculdade.

Confira mais algumas dicas para se preparar para o mercado de trabalho de arquitetura:

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
  • Desenvolva as suas habilidades de design computacional. O uso de software de design computacional é uma habilidade cada vez mais importante para os arquitetos. Há muitos programas diferentes disponíveis, então encontre um que você se sinta confortável usando e que atenda às suas necessidades.
  • Desenvolva suas habilidades de gerenciamento de projetos. Os arquitetos são responsáveis por gerenciar todos os aspectos de um projeto de construção, desde o conceito inicial até a conclusão. Isso inclui tarefas como orçamento, agendamento e contratação de empreiteiros. 
  • Obtenha experiência em design sustentável. A demanda por edifícios sustentáveis está crescendo, então é uma boa ideia obter experiência nesta área. Há muitas maneiras de fazer isso, como trabalhar em um escritório de arquitetura que se concentra em design sustentável ou participar de projetos de design sustentável por conta própria.
  • Participe de eventos da indústria e construa sua rede. Uma maneira de se manter atualizado sobre as últimas tendências e oportunidades de emprego é participar de eventos de arquitetura. Aliados aos contatos que você construiu ao longo da graduação e em estágios, essa pode ser uma forma de se inserir no mercado de trabalho. 

Arquitetura é um curso que nos coloca em contato com um pouco de humanas, um pouco de exatas e trabalha a nossa criatividade. O importante é se abrir para que o curso tem a oferecer e ir conhecendo essas vertentes, se possível, ainda durante a graduação.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
“É verdade que o mercado de trabalho está difícil para arquitetos?”
Mundo do Trabalho
“É verdade que o mercado de trabalho está difícil para arquitetos?”
Esta é uma área que, de fato, está sempre em transformação, mas existem maneiras de se manter competitivo e encontrar um espaço

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.