Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Engenharia Civil ou Arquitetura?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h26 - Publicado em 21 fev 2013, 19h53

Olá, estou muito em dúvida entre Engenharia Civil e Arquitetura. Na escola nunca tive dificuldade com cálculos, e sempre resolvo os problemas matemáticos com rapidez. Porém fico muito receoso com o que devo esperar nesses dois cursos, pois todos falam que é muito difícil. Se puder me ajudar me dando informações, ficarei muito grato.
Enviado por Leandro de Oliveira Pimentel

O curso de Engenharia Civil apresenta carga muito maior de disciplinas que envolvem cálculo matemático. Este profissional se incumbe do cálculo estrutural, ou seja, do dimensionamento das cargas e esforços a que uma construção civil está determinada pelo projeto arquitetônico, que em geral pode ser sintetizado pelo dimensionamento dos espaços que serão ocupados pelos futuros moradores.

Neste projeto, o arquiteto considera elementos como o conforto, a iluminação, a ventilação, a utilização lógica dos espaços e a estética, o prazer visual e a harmonia quanto ao meio que circunda a obra. Para tanto, tem disciplinas que envolvem história da arte, considerações antropológicas (estilos de vida, tradições ligadas a determinada cultura), sobre a ocupação racional das cidades.

Classicamente, quando se trata de construção civil, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada. Cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra. Porém, estas áreas se intercambiam, ou seja, ambos os profissionais podem se responsabilizar pelas diversas atividades que envolvem a construção.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O engenheiro civil também pode realizar atividades específicas, como a análise e o planejamento dos transportes nas cidades, construção de estradas, pontes e viadutos, dimensionamento de tubulações e estações sanitárias, entre outras.

Já o arquiteto tem um campo de atuação que lhe permite trabalhar com o paisagismo (planejamento de espaços estética e socialmente confortáveis, como praças e espaços públicos), design de objetos e móveis, comunicação visual em espaços públicos e privados e estudos urbanísticos (planejamento racional de bairros e mesmo cidades, como foi o papel desempenhado por Lúcio Costa na construção de Brasília).

Considere que a legislação obriga o acompanhamento profissional de qualquer obra durante sua construção, e que ambos os profissionais podem se responsabilizar por esta atividade. Consulte as grades curriculares dos dois cursos e entreviste profissionais para ampliar suas referências.

Leia mais:
– Engenharia é a melhor opção?
– Teste: Arquitetura é a carreira certa para você?
– Devo fazer Design de Interiores ou Arquitetura?

Publicidade
Engenharia Civil ou Arquitetura?
Mundo do Trabalho
Engenharia Civil ou Arquitetura?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.