Está procurando estágio, mas não tem tanta experiência? Calma! Saiba que não é apenas esse critério que os recrutadores avaliam na hora de contratar um estagiário. A Start Carreiras, plataforma de empregabilidade que aproxima empresas dos talentos das universidades, fez um estudo para entender quais são os pré-requisitos mais exigidos pelas empresas. Para isso, foram analisadas 1482 vagas, publicadas por 757 grandes empresas de todo o Brasil, como Ambev e Stone.
“O estudo é um guia para o estudante entender os pontos de aperfeiçoamento e ir para uma entrevista mais seguro e ciente das expectativas da vaga”, afirma José André Nunes, CEO da Start. Ou seja, a ideia é checar as habilidades mais cobradas e ver se há algo que precisa ser desenvolvido ou se tudo já está bem encaminhado para você.
Isso porque, além de ter um bom currículo, saber o que o RH da empresa está buscando ajuda a realizar uma melhor apresentação, destacar pontos fortes que mostram o seu diferencial e como você combina com a vaga.
+ Conheça as habilidades profissionais que vão te destacar no trabalho
O que os recrutadores esperam?
Um dos destaques do levantamento foi que, embora as habilidades mais técnicas (hard skills) ainda sejam exigidas, há um interesse maior de quem contrata pelas chamadas soft skills, que são habilidades mais relacionadas ao comportamento, como boa comunicação, vontade de aprender e capacidade de trabalho em equipe. Para se ter uma ideia, dos dez requisitos, apenas dois envolvem as hard skills.
“Hoje em dia, os recrutadores entendem que, às vezes, tudo que um talento precisa é de uma oportunidade e levam em consideração que estudantes estão abertos ao aprendizado e lapidação, podem se tornar grandes potenciais”, explica o executivo.
+ 5 formas de conseguir um estágio
Dez requisitos
Ficou com curiosidade de saber os destaques e já quer começar a se preparar? Então confira abaixo os dez requisitos mais pedidos pelos recrutadores, de acordo com a pesquisa:
- Conhecimento no Pacote Office (24,63%)
- Vontade/Capacidade de Aprender (22,47%)
- Produtividade (20,38%)
- Mão na Massa / Espírito Empreendedor (19,91%)
- Inglês (18,69%)
- Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal (18,62)
- Diversidade (17,81%)
- Boa Comunicação (16,67%)
- Desenvolvimento Profissional e Pessoal (9,24%)
- Resolução de Problemas (6,01%)
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.