Assine com até 65% de desconto

Gosto de ajudar pessoas e de conhecer gente. Que profissão devo seguir?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Por Redação 22 out 2019, 16h26

Gosto muito de ajudar pessoas. Mas também gosto de ficar me comunicando, não gosto de trabalhar num ambiente isolado e quieta no meu canto, assim como também não gosto de fazer exatamente a mesma coisa como numa fábrica. Gosto de conhecer sempre pessoas novas e auxiliá-las como eu puder. Qual profissão que teria a ver comigo? Como eu poderia descobrir?

Ivana Hoffman

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Ivana, tudo bem?

Você já deu um grande passo: já sabe o que gosta de fazer e quais atividades te agradam mais, isso é um ótimo ponto de partida. 

Profissões ligadas com relacionamento humano são várias, vamos começar com algumas opções: vendedora, relacionamento com cliente, atendimento ao público, cuidados com a saúde das pessoas. 

Atividades que demandem atendimento pessoal em que você poderia estar em contato com diversas pessoas durante o dia seriam as mais indicadas. Portanto, você pode ir desde faculdades bem específicas, por exemplo, na área da saúde:

Todas essas são atividades em que se atende um cliente ou paciente. Nelas, você conheceria e ajudaria gente nova o tempo todo.

Continua após a publicidade

Além disso, você pode recorrer a faculdades mais amplas que lhe darão oportunidade de trabalhar com o público de uma outra forma: recursos humanos, vendendo produtos, criando serviços específicos, como festas, eventos, treinamentos ou até trabalhar com redes sociais. 

Essas faculdades seriam:

Minha orientação é que agora você: escolha três cursos que te chamam mais atenção, dentre esses que eu citei, e faça uma pesquisa de campo com pessoas que já trabalham nessas áreas para saber o que elas mais gostam e o que elas menos gostam no trabalho delas. Assim você vai ter uma visão prática e realista de como é essa profissão antes de escolher o curso a fazer. 

Boa sorte e sucesso!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

 

Continua após a publicidade
Publicidade