logo-ge

Gosto de história e geografia, qual o curso certo para mim?

Orientador profissional esclarece

Gosto muito de história e de geografia e odeio matemática. Não sei o que cursar, estou em dúvida entre Geologia, Odontologia e Fisioterapia. Não consigo me decidir, o que fazer?
Enviado por Paula Oliveira da Cunha

É comum ter como ponto de partida os interesses e o desempenho em disciplinas do Ensino Médio para a escolha de uma profissão. No entanto, estes não devem ser os únicos indicadores analisados.

Os conteúdos das disciplinas no curso superior não são apenas extensão daquelas do Ensino Médio. O grau de complexidade, a aplicação ao campo profissional, entre outros fatores, podem revelar diferenças importantes em relação a expectativas de continuidade.

Por outro lado, todas as profissões que você mencionou não fazem referência às disciplinas de história e geografia: Odontologia e Fisioterapia são profissões mais ligadas a área de biológicas e Geologia a área de matemática.

Para tomar a sua decisão, faça uma análise sobre os seus interesses: investigue sua história pessoal, seus valores, objetivos que pretende atingir profissionalmente. Pesquise todas as profissões e selecione aquelas que pareçam realizar tais objetivos e com as quais se identifique.

Procure também avaliar as possibilidades de atuação profissional a partir das profissões que você pesquisas, as condições atuais de mercado e campo, projeções quanto ao desenvolvimento das profissões. O trabalho é extenso, mas com certeza é necessário para uma escolha consciente e que leve em conta o maior número de fatores. Boa sorte!

Leia mais:
– Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?