Assine com até 65% de desconto

O que é carreira? Professor da USP esclarece na Feira GE

Marcelo Afonso Ribeiro é professor do Instituto de Psicologia da USP e especialista em orientação profissional e de carreira

Por Giulia Tani 14 set 2018, 19h00

“Vamos construir um lugar no mundo. Qual será o de vocês?”, questiona o professor da USP. Marcelo Afonso Ribeiro é especialista em orientação vocacional e fez uma palestra na 13ª edição da Feira Guia do Estudante. O encontro aconteceu no Auditório A do evento, nesta sexta-feira (14), e contou com a presença de muitos estudantes.

Em meio a sala lotada, Marcelo esclareceu para o público o significado de “carreira”. Muitas vezes, a palavra é utilizada como um termo genérico ou um sinônimo da palavra “profissão”, mas segundo o professor, existem diferenças.

Carreira constitui em toda a sua trajetória e não apenas em um único período da vida. Para ele, carreira é a soma de quatro fatores: trajetória de trabalho, trajeto percorrido, trajeto a percorrer e identidade.

Mas o que são cada um desses tópicos? Marcelo explica que a trajetória de trabalho consiste em tudo o que você já trabalhou na vida. O trajeto percorrido diz respeito ao caminho trilhado e às escolhas de cada um (tanto na educação como no trabalho). O trajeto a percorrer tem relação com o seus planejamentos e escolhas para o futuro.

Já a identidade é o resultado de outra conta. Para ele, a identidade refere-se aos seus interesses, enredos, temas de vida e história. Tudo isso faz parte de uma soma maior e deve ser levado em consideração na escolha de carreira.

Para fazer um bom planejamento de carreira e escolher uma profissão é importante que a pessoa tenha o significado claro de cada termo para assim optar por suas preferências. O professor ainda alerta: “Todo mundo vai mudar muito a carreira por várias questões diferentes. Você não precisa fazer uma única coisa na vida. Seus planejamentos vão mudando conforme as coisas acontecem”, finaliza.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade