logo-ge

Para trabalhar em cruzeiros é preciso estudar Turismo?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Estou no meu último ano na escola e estou dando uma pesquisada em Turismo. Eu queria saber as áreas em que eu possa trabalhar em cruzeiro e no que eu poderia ser útil. Bem, espero que essa pergunta tenha sentido.

Guilherme Azevedo Eufrásio

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá, Guilherme, tudo bem?

Para te dar uma visão mais clara para sua dúvida, vamos separar o trabalho em cruzeiros de turismo. Para que você possa trabalhar em um cruzeiro marítimo não necessariamente você precisa ter faculdade de Turismo, pois a maioria das vagas em cruzeiros são vagas operacionais.

Não é todo mundo que leva jeito para trabalhar em cruzeiros marítimos. Para se dar bem em um emprego a bordo, é preciso gostar de aventuras e saber lidar com a distância da família. Além disso, imagine que você ficará meses em alto-mar, portanto, precisa ter resistência a enjoos e se preparar para uma rotina intensa de trabalho.

Os requisitos básicos são: estudar línguas estrangeiras, especialmente o inglês. Depois, existem agências especializadas em recrutar pessoas para trabalhar a bordo, informe-se mais como elas podem te ajudar. Há também um certificado específico de segurança dado pela Marinha para que você possa trabalhar a bordo. Como é um trabalho normalmente de servir as pessoas em algo, é importante gostar de se relacionar e de ajudar as pessoas. E, por fim, converse com alguém que já trabalhou em cruzeiros e tire o máximo de informações dela, isso irá te ajudar a equilibrar os prós e os contra.

Já a formação em Turismo visa a desenvolver você para trabalhar desde planejar viagens, eventos, atividades de lazer e negócios até organizar feiras, congressos e exposições da área. Pode trabalhar em diversas áreas dentro de hotéis, agências de turismo e intercâmbio. 

Minha sugestão é que você não comece nada antes de fazer muita pesquisa e conversar com profissionais que já atuam nesses mercados. Assim você terá mais informações e não se arrependerá depois.

Boa sorte em suas pesquisas!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).