Assine com até 65% de desconto

Pode-se aprender a ser criativo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 13 nov 2012, 19h38

Posso fazer Arquitetura e Urbanismo mesmo não me considerando uma pessoa criativa? Tem como aprender a ser mais criativa?
Enviado por Fernanda Pereira

O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados tanto às chamadas ciências exatas (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) como da área de humanas, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos consideraram e consideram nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades (paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais, entre outras questões).

Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico.

Verifique, portanto, que a formação do arquiteto não apenas se baseia no desenvolvimento do juízo estético, na criatividade. Considere que inovar e encontrar novas perspectivas também decorre do aprendizado que desenvolvemos durante a vida, ou seja, isto não é um “dom” natural, com o qual nascemos. A própria organização do curso pretende desenvolver capacidades criativas nos alunos.

Consulte a grade curricular de Arquitetura em sites de universidades.

Saiba que boa parte dos vestibulares para Arquitetura apresenta prova de habilidades específicas (ligadas à percepção visual e a desenho técnico e artístico) como critério de seleção. É também possível se preparar para tal prova; consulte provas anteriores e professores de cursinho para conhecimento de tais provas.

Leia mais:
– Faça o teste e descubra: Arquitetura é carreira certa para você?
– Ronald Werner, arquiteto do estádio da Copa em Fortaleza, fala sobre o curso e a carreira de Arquitetura e Urbanismo
– Será que Arquitetura é o curso certo para mim?
– Como posso me preparar para o curso de Arquitetura?
– O que é necessário para ser um bom arquiteto?

Continua após a publicidade
Publicidade