logo-ge

Que profissões unem neurociência, biotecnologia e psiquiatria?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Que profissões unem áreas como neurociência, biotecnologia e psiquiatria?

Víctor Scramin

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Oi, Victor, 

São três áreas que podem se relacionar, isso vai depender de sua trajetória dentro da especialização. 

A neurociência trabalha no estudo das funções do sistema nervoso. Já a biotecnologia é o uso da tecnologia baseado nos estudos de Biologia celular, humana, vegetal, etc. Já a psiquiatria é uma especialização específica da Medicina que se ocupa do diagnóstico, da terapia medicamentosa e da psicoterapia de pacientes que apresentam problemas mentais.

Com certeza, na psiquiatria você deverá estudar a neurociência, pois uma disciplina está relacionada a outra quando falamos das questões mentais do ser humano. Com isso, é possível que depois de uma graduação em Medicina e residência em psiquiatria, você se especialize ainda mais na  psiquiatria biológica. Trata-se de um modelo de psiquiatria que procura entender a doença mental em termos da função biológica do sistema nervoso central.

Minha recomendação é que você faça Medicina como curso de graduação e depois vá se especializando nas áreas biológicas e de neurociência. 

Boa sorte!

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).